O regresso da corrida de Santo António!
Dia 4 de junho a corrida está de volta a Belém!

A 4 de junho, a correr, todos os Santos ajudam!
A Corrida de Santo António está de regresso! Após dois anos de intervalo o evento volta a integrar o calendário desportivo das provas de estrada! A corrida de 10 km realiza-se a 4 de junho num novo palco: Belém e com a estreia do LIDL como naming sponsor.
“Já tínhamos saudades da Corrida de Santo António! Foram dois anos de pausa (2021 e 2022) e a última edição, em 2020, realizou-se apenas no formato virtual devido à pandemia Covid-19. É bom anunciar o regresso deste evento tão especial para nós e para a cidade e muito acarinhado pelos atletas. Quando surgiu em 2013, a Corrida de Santo António propôs-se a aliar a prática desportiva às celebrações dos Santos Populares típicas do mês de junho. Aliás, a prova integrou sempre as iniciativas das Festas de Lisboa promovidas pela EGEAC e mantém esta premissa para 2023”, refere Hugo Miguel Sousa, CEO da HMS Sports.
“No entanto, a 11ª edição traz algumas novidades. O evento irá realizar-se no período da manhã - terá início pelas 09h00 a 4 de junho – num local diferente das edições anteriores. Em função das obras a decorrer em diversos pontos da cidade de Lisboa, a organização descentralizou a prova e vai promovê-la em Belém. O LIDL reforçou o seu apoio à corrida e assume-se como naming sponsor. Mesmo com algumas mudanças, há tradições que não falham: a entrega dos manjericos no final aos participantes irá manter-se! Sempre foi algo que definiu e distinguiu a Corrida de Santo António e queremos reafirmar essa aposta”, sublinha o diretor da prova.
UMA PROVA COM HISTÓRIA
Com dez edições já realizadas, a Corrida de Santo António reuniu mais de 26.000 atletas. Começou na Praça do Comércio e depois passou a ter a Praça D. Pedro IV, no Rossio, como palco central. Em 2013 e 2014, integrou o circuito de provas do BES Run Challenge que premiou os três primeiros classificados masculinos e femininos com a participação na Maratona de Nova Iorque.
Em 2019, Samuel Barata (Sporting Lisboa e Benfica) fixou o recorde da prova abaixo dos 30 minutos, ao completar os 10 km em 29m40s, e Doroteia Peixoto (Amigos da Montanha) alcançou o mesmo em femininos com o tempo de 34m40s. No ano seguinte, fruto da pandemia Covid-19, o evento decorreu apenas no formato virtual e ainda assim, contou com 3.200 inscritos e um donativo de 10.000€ à Rede Emergência Alimentar.
A CORRER TODOS OS SANTOS AJUDAM
A 11ª edição da Lidl Corrida de Santo António terá início pelas 09h00 de domingo, 4 de junho, na Praça do Império, em Belém. Os atletas terão de cumprir um percurso de 10 km desenhado na Zona Ribeirinha de Lisboa e poderão participar individualmente ou em equipa. Quem cumprir o desafio irá receber um manjerico, entre outras ofertas dos patrocinadores. As inscrições estão abertas: corridadesantoantonio.com
A partida será dividida por blocos, que correspondem aos diferentes níveis de preparação física dos atletas:
- Elite: Atletas com tempo inferior ou igual a 37:30 minutos
- Sub45: Atletas com tempo inferior ou igual a 45:00 minutos
- Sub50: Atletas com tempo inferior ou igual a 50:00 minutos
- Sub60: Atletas com tempo inferior ou igual a 60:00 minutos
- Mais 60: Atletas com tempo superior a 60 minutos
Para usufruir da partida Elite, Sub45’, Sub50’ ou Sub60’, é obrigatória a apresentação de um registo de tempo igual ou inferior a 37:30, 45, 50 ou 60 minutos, respetivamente, efetuado numa prova de 10 km, nos últimos três anos.
A 4 de junho, a correr, todos os Santos ajudam!