2019-02-04
"A Rádio Comercial foi, para mim, a descoberta de um mundo novo"
"Há uma Rádio Comercial antes de eu chegar e uma Rádio Comercial depois de eu chegar”. As palavras são de Fernando Alvim, antigo locutor da Rádio Comercial e protagonista de várias histórias que ainda hoje ecoam nos corredores da Sampaio e Pina.

“Há uma Rádio Comercial antes de eu chegar e uma Rádio Comercial depois de eu chegar”.
Fernando Alvim chegou à Rádio Comercial em 1998, no auge da Expo98. Foi protagonista de várias histórias que ainda hoje ecoam nos corredores da Sampaio e Pina. Salvou algumas vezes a emissão – como aquela em que levou, na sua moto SOS, o cabo que faltava – ou outras vezes em que a salvou do tédio.
“Quando eu cheguei cá, a pessoa que eu mais queria conhecer era o Nuno Markl. Mal eu sabia que viria a ser um dos seus melhores amigos”. No entanto, uma das referências radiofónicas do “pequeno Saúl da Rádio” é Luís Filipe Barros, e a explicação também está neste vídeo.
Para o Fernando Alvim o mais importante é a ligação às pessoas, criar amigos na Rádio. Logo a seguir, “a imaginação, a criatividade e liberdade”.
É um critíco, como qualquer apaixonado que gosta de refletir, e sugere a substituição da palavra “rádio” por “áudio”.
Olhando para o panorama nacional, e excluindo a rádio onde trabalha atualmente, assume que se identifica mais com a Rádio Comercial do que com as outras. “Perante isto, não ouço. Mas identifico-me mais com a ideia que tenho da Rádio”.