Adora vinho amargo e odeia encher o bandulho? Não vá a Favaios!
Pão, feijoada, moscatel, feijocas, cabrito... Já está a abrir o apetite não é?
Qual é a primeira coisa que pensa quando ouve o nome Favaios? Parabéns, desta vez acertou em cheio, Moscatel!
Um vinho licoroso, habitualmente apreciado como aperitivo, bem docinho… Já ia, não era? Exato.
Favaios fica no distrito de Vila Real, numa região de quintas e de adegas. Por isso, se tem alergia só de pensar em grandes experiências gastronómicas, será melhor fugir desta região, já que é uma das Aldeias Vinhateiras do Douro!
Degustação de vinho moscatel com queijos especialmente selecionados… EVITAR! Passeios todo-o-terreno, passeios de barco, piqueniques, almoços, provas de vinho… EVITAR, EVITAR E EVITAR! Evitar se não gosta de se divertir claro.
Mas tirando o vinho, não há mais nada de bom em Favaios. Nem a feijoada à transmontana, o cabrito assado, os milhos de vinhos d'alhos, as feijocas ensopadas, o arroz de feijão, o bacalhau assado na brasa, as sopas de raia, as pataniscas de bacalhau, o leite creme, a aletria ou o arroz doce.
E o pão? Ai o pão de Trigo de Favaios ( ou trigo de quatro cantos) que é feito à base de farinha de trigo e cozido em forno de lenha. Tem tanta saída, que só na aldeia há 8 padarias! A bola de carne, feita no forno a lenha, também é muito apreciada, mas só por quem gosta de apreciar boa comida!
"Se alguém me perguntasse,
“onde querias tu nascer”,
Entre tanta terra linda,
Favaios ia escolher."
Pode saber mais sobre esta região aqui!
Com o apoio do Turismo de Portugal, inserido na iniciativa "Viaja pelo teu Interior"