Duelos pela Europa: Bernardo Ivo Cruz vs Constança de Matos
Bernardo Ivo Cruz (na imagem) já viveu em três continentes diferentes e é especialista em questões europeias. Neste frente a frente, debate, ao mesmo nível, a União Europeia com a jovem lisboeta Constança de Matos.
Neste confronto de ideias, Bernardo Ivo Cruz, Editor da The London BREXIT Monthly Digest, com vasta experiência fruto de 30 anos de atividade em diferentes setores, incluíndo Serviços Financeiros, Governo, setor público, empresas privadas, Ensino Superior, ONG's e de trabalho com organizações internacionais, discute, no coração do Alentejo e ao som das cigarras, o seu ponto de vista sobre a Europa com a jovem Constança de Matos, uma lisboeta de 22 anos, estudante de Ciência Política e Relações Internacionais, que acredita no voto como forma de ter voz em Bruxelas.
Bernardo Ivo Cruz recorda os tempos em que parava no café, antes de cruzar a fronteira, para trocar escudos por pesetas. Lembra como nos anos 80, apesar da pobreza, havia confiança no futuro com o aproximar da união à então CEE.
Constança, naturalmente, não tem memória desses tempos, mas ambos convergem na visão de que faltam ‘bandeiras’ comuns que possam unir os europeus e que o ambiente pode ser essa causa.
Quanto à falta de participação dos jovens na vida das instituições, e à elevada abstenção nas eleições europeias, pode ser um reflexo de darmos por adquirido tudo aquilo que temos.
Uma conversa onde se fala também do futuro da União e dos 100 mil “bebés Erasmus” frutos de relações entre pessoas que participaram no programa.