Ouça a Rádio Comercial, faça o download da App.

Fica tonto sempre que vislumbra natureza? Não vá ao Fundão!

Mais um perigo de Portugal!!

Fica tonto sempre que os seus olhos vislumbram natureza? Sempre que respira ar puro? Sempre que ouve pássaros? Perde as forças só de imaginar cerejas? Então nem pense em ir ao Fundão!

Créditos: CM Fundão

Para começar há o Miradouro Pedra D’Hera que fica a 800 metros de altitude, e nos brinda com uma paisagem que nos deixa sem ar (mas não completamente, não se preocupe). Se odeia caminhadas pela natureza, isto não é para si, porque para lá chegar, precisa de percorrer uns belos quilómetros a pé!

E não ficamos por aqui! Há mais miradouros com vistas inesquecíveis, como o Miradouro da Torre de Vigia de Alcongosta. Se o seu telemóvel aquece muito, prepare-se porque vai querer tirar muitas fotografias a esta paisagem sobre a Serra da Gardunha!

Créditos: CM Fundão

Não gosta de música? Nem de cultura? Cuidado ao andar nas redondezas! Há muitas coisas que lhe podem fazer mal! Por exemplo a programação em música, teatro e dança na Moagem – Casa do Engenho e das Artes ou o festival de música eletrónica no picadeiro de Alpedrinha!

E há muito, mas muito mais para conhecer nas redondezas! Alpedrinha, por exemplo! É uma Aldeia de Montanha, que dado a sua beleza, era muito visitada pelos nobres, que lá construíram solares e até palácios!! Era bom para eles e não é bom para si?!

E se odeia festas, não passe lá em setembro! Em setembro há o Chocalhos, que faz parte do Festival dos Caminhos da Transumância e enche aquela aldeia com milhares de pessoas! 

Créditos: CM Fundão

Passamos à Aldeia da Barroca, que é uma Aldeia de Xisto banhada pelas águas do Zêzere. Há também gravuras rupestres! E agora, como vem aí o verão, não podíamos deixar de falar de Lavacolhos, que para além de um nome caraterístico, tem uma bela praia fluvial (para quem gosta de coisas boas claro).

Chegámos à parte mais perigosa, a gastronomia! Odeia cereja? Então nem ponha lá os pés!

Qualquer prato que imagine, pode ter cereja! Gambas flamejadas com cereja? Existe. Bacalhau com crosta de cereja e broa? Existe. Peito de pato com cerejas salteadas? Existe! Tigelada de cereja? Existe! Arroz doce de cereja? Existe. Ensopado de borrego recheado de compota de cereja numa cama de batata acerejada com leite de caroço de cereja? Isto já não existe, inventámos agora mesmo!

Até o próprio município do Fundão tem um vídeo para incentivar as pessoas a não ir! 

Por isso já sabe, fuja deste destino. Não arrisque, pois pode querer não sair de lá!

Com o apoio do Turismo de Portugal, inserido na iniciativa "Viaja pelo teu Interior"

Pode saber mais sobre esta região aqui

Fundã
0:00
0:00