2024-06-19
Odeia aldeias típicas e arquitetura tradicional? Alte! Não vá!
Cuidaaaaaaaaaado!! Depois não diga que não avisámos!
Tudo pronto para um outro tipo de Algarve? Não é só praia e escaldões! Há muito mais para descobrir!
Alte é uma aldeia que se destaca por ter um centro histórico muito bem conservado! Há muito para ver, a Igreja Matriz, um moinho de água e até piscinas naturais!
© C. M. Loulé
Abomina fontes grandes? E se forem pequenas, também abomina? Pois nem de propósito, Alte é também conhecida pelas fontes, nomeadamente a Fonte Grande e a Fonte Pequena! Atenção, se não gosta de dias bem passados, nem pense em ir! Pois há quem ache que é o local ideal para estar com a família, dar um mergulho, fazer um piquenique, enfim! Um terror!!
© C. M. Loulé
E ainda no âmbito da água, Alte também tem uma conhecida queda de água, chamada de Queda do Vigário! Sítio a evitar por quem não gosta de locais Instagramáveis! É tudo tão bonito que não vai querer Salir de lá!!
Bem!! Nem de propósito! É que Salir fica mesmo ali ao lado! Tem um Pólo Museológico e também pode visitar as ruínas do Castelo!
© C. M. Loulé
Já ouviu falar da Rocha da Pena? É um relevo natural, único em Portugal, com uma formação calcária cujo planalto atinge cerca de 2 km de comprimento! A ação da água na rocha calcária ao longo dos séculos, provocou fendas e deu origem a grutas, algumas das quais com grandes dimensões!
© C. M. Loulé
Bem perto, há Querença, uma pequena aldeia onde não falta o que visitar! Há um Polo Museológico da Água, a Fundação Manuel Viegas Guerreiro, a Igreja Matriz e ainda pode encontrar artesãos a trabalhar! Também aqui os percursos pedestres são uma opção, mas vá preparado para andar e ver belas paisagens!
Ainda não está a salivar pois não?
Já provou um Bolo de Faca? E xerém? Ou arjamolho? Há muito para provar e comer nesta região! Com uma gastronomia muito vincada, há pratos tradicionais para todos os gostos! Guisados de perdiz ou de javali, sopas de grão e feijão… Para fechar em grande, aguardente de Medronho!
© C. M. Loulé
Com o apoio do Turismo de Portugal, inserido na iniciativa "Viaja pelo teu Interior"