2023-08-23
Odeia conhecer sítios inesquecíveis? Não vá a Macedo de Cavaleiros!
Mais um perigo no Interior de Portugal!
Já ouviu falar dos cinco umbigos do mundo? Pois um deles fica em Macedo de Cavaleiros! Este nome é dado aos sítios que explicam a dinâmica dos continentes e oceanos na formação do Planeta Terra. O Geoparque Terras de Cavaleiros conta com 500 milhões de anos de História Geológica documentada! A UNESCO classificou-o como Geoparque Mundial em 2015. Tem muito para ver e para fazer! Há BTT, asa delta, equitação, parapente e até motocross!
Tem medo de água? Nem olhe para a Albufeira do Azibo! A Albufeira está preparada para a prática de desportos náuticos como a natação, remo, windsurf, vela e canoagem. Nas praias fluviais da Fraga da Pegada e da Ribeira pode refrescar-se e dar belos mergulhos nas piscinas flutuantes!
E se fica com tonturas ao inspirar ar puro e a contemplar a natureza então não é certamente para si! Porque há muitas atividades, como escalada, orientação, e possui vários trilhos para passeios a pé ou de BTT!
Sabia que a sede da Rota Europeia da Seda era em Macedo de Cavaleiros? Uma herança da popular atividade do século XVIII de criação do bicho-da-seda. As ruínas do Real Filatório de Chacim são testemunho dessa indústria!
Bem pertinho, em Podence há os famosos Caretos! Durante todo o ano pode ficar a conhecer ainda mais sobre esta tradição na Casa dos Caretos!
Tem fobia a paisagens belas e inesquecíveis? É que o concelho de Macedo de Cavaleiros tem 8 miradouros e o difícil é eleger o melhor!
Lagos do Sabor! Parece que agora vamos falar de gastronomia não é? Errado. Os Lagos do Sabor são um corpo de água que nasceu da construção da Barragem do Baixo Sabor. São 70 km desde a barragem até à Foz do Azibo. Há muitos trilhos possíveis para quem gosta de caminhadas!
Casulas secas com Butelo! Será que é uma localidade? Errado de novo!! Agora sim, vamos à gastronomia. Se não sabe o que é este prato, tem mesmo de ir lá provar! Há também a Posta Mirandesa, muitos pratos de caça, fumeiro, cabrito e bacalhau assados e sobremesas que não se volta a esquecer!
Pode saber mais sobre esta região aqui!
Com o apoio do Turismo de Portugal, inserido na iniciativa "Viaja pelo teu Interior"