Segunda Pele
Um documentário de Tânia Paiva, com imagem e edição de Tiago Mendes dos Santos.
Para produzir uma simples t-shirt são necessários quase três mil litros de água. A cada segundo, um camião de têxteis é depositado num aterro ou queimado a céu aberto. As emissões de carbono do setor têxtil são superiores às emitidas pelo transporte aéreo e marítimo juntos. "Segunda Pele" é um documentário sobre o que a produção e o consumo desenfreado de roupa fazem ao Planeta.
Ao longo de vários meses, a equipa que realizou este trabalho esteve numa das maiores fábricas têxtil do país, visitou eventos nacionais do setor, falou com organizações ambientais, com produtores de moda, empresas que se dedicam à produção de coleções com materiais sustentáveis e com responsáveis científicos e políticos.
Esta “Segunda Pele” não pretende culpabilizar a indústria, as marcas ou os consumidores, mas sim permitir uma reflexão de todos sobre aquele que, ainda é, o segundo setor mais poluente do Mundo. A roupa não vai deixar de fazer parte das nossas vidas, mas perante esta inquestionável crise climática que vivemos, é urgente mudar hábitos de consumo para estilos de vida mais sustentáveis.
Na roupa, a tão falada economia circular é um dos caminhos eficazes para o Mundo travar o consumo de têxteis desnecessário e, como consequência, diminuir o excesso de produção. Cabe a cada um decidir se pretende contribuir de alguma forma para resolver este problema, o melhor caminho para o fazer e sobretudo ter a noção de que este impacto existe e tem efeitos na nossa vida.
“Segunda Pele” é um documentário realizado pela jornalista Tânia Paiva, com imagem e edição de Tiago Mendes dos Santos. É o segundo trabalho em conjunto depois de “Um Mar de Lixo”, sobre a maior ação de limpeza de praias em Portugal. Publicado em 2019, este documentário foi exibido em vários países como Espanha, Angola, Catar, República Checa, Cabo Verde, entre outros.
REALIZAÇÃO TÂNIA PAIVA
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA E EDIÇÃO TIAGO MENDES DOS SANTOS
AUTORIA E PESQUISA TÂNIA PAIVA
SONOPLASTIA MÁRIO RUI
GRAFISMO MATILDE CANDEIAS E RITA CASAES (TVI)
CORREÇÃO DE COR RICARDO PEREIRA