Ouça a Rádio Comercial, faça o download da App.

Odeia locais cheios de atividades e diversão? Fuja de Melgaço!

Os riscos que corre ao visitar o interior do país

O primeiro Marco de Portugal, o verdadeiro Marco nº1, sabe onde está? Não é a primeira pessoa chamada Marco, mas o Marco Geodésico, que indica o local “Onde Portugal começa”! Se o objetivo de tirar uns dias é ficar num sítio a apanhar uma grande seca sem aproveitar a natureza, conhecer novos pontos históricos e explorar coisas novas, nem pense em ir a Melgaço!

O Castelo de Melgaço foi mandado construir pelo 1º rei de Portugal, D. Afonso Henriques é um dos castelos com maior importância na fundação da nacionalidade portuguesa.

 

 

Museus, Igrejas, Capelas, um Mosteiro… há muitas coisas para ver! Mas se odeia massagens, hidromassagem, saunas e tudo o que envolve estar relaxado, então nem olhe para as seguintes imagens porque pode sentir uma vontade súbita de ir para o carro e arrancar já para Melgaço, para a Estância Termal do Peso!

Transpira só de pensar em atividades radicais? A palavra radical causa-lhe arrepios e tremores? Melgaço não é definitivamente o local ideal para si.

Rafting, canyoning, canoagem, BTT, caminhadas nos passadiços, arborismo, escalada e slide. Também o rio Minho é um sítio privilegiado para as atividades náuticas. As Serras da Peneda e o planalto de Castro Laboreiro também são muito apreciados para as atividades ao ar livre.?

 

E claro que não se podia passar ao lado do famoso vinho verde! É um vinho fresco, suave e aromático. Numa região extremamente fresca e verdejante e em Melgaço não se deve deixar de visitar o Solar do Alvarinho, um edifício do séc. XVII transformado em casa mãe da Rota do Vinho Alvarinho! Aqui, podem experimentar-se muitas variedades deste vinho único produzido na sub-região de Melgaço e Monção!

Pernil assado ao Alvarinho (a carne é marinada com vinho verde), Lampreia com arroz à bordalesa, trutas do Rio Minho, grelos com rojões…. Bom queijo de cabra e muitos enchidos típicos da região, são o horror de quem passa por lá e ama comer pouco e mal!

 

Já em setembro o Monção e Melgaço Granfondo levam-no a descobrir a região de onde é originário o Alvarinho. Com partida e chegada em Monção e passagem por Melgaço, a distância mais longa desta prova terá 125 quilómetros, a intermédia 98 e a mais acessível, o Minifondo, 75. Um dos principais troços é a subida ao Alto de Alcobaça, um percurso que atravessa as paisagens deslumbrantes do vale do Rio Minho onde se produzem os tão apreciados vinhos verdes.  E a aterrorizante Noite dos Medos? No final de outubro, existe uma festa de Halloween com as ruas decoradas a rigor, num cenário de terror e fantasia, com desfiles, performances e jogos!

Em abril há a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, e em Julho o MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço!

 

Pode saber mais sobre esta região aqui!

Com o apoio do Turismo de Portugal, inserido na iniciativa "Viaja pelo teu Interior"? 

 

0:00
0:00