2022-06-24
"Bebe-se um Café, Escreve-se um Refrão"
Um projeto do Carlão com sete duplas de artistas.
CARLÃO APRESENTA: “BEBE-SE UM CAFÉ, ESCREVE-SE UM REFRÃO”
Carolina Deslandes + Dino D’Santiago
Benjamim + António Zambujo
Tó Trips + Mayra Andrade
Pedro + Virgul
Beatbombers + Tatanka
João Nobre + Capicua
Branko + Luísa Sobral
Episódio #1
Carolina Deslandes + Dino D' Santiago
“Bebe-se um café, escreve-se um refrão” é o nome do mais recente projeto desenvolvido por Carlão, que convidou sete duplas de artistas para tomarem um café e partilharem os seus processos de criação em torno da construção de um refrão, a pedra basilar das canções. Este é o resultado desses encontros criativos.
Cada episódio de “Bebe-se um café, escreve-se um refrão” capta e acompanha um dia de trabalho, partilha e convívio entre um(a) compositor(a) e um(a) cantor(a)/autor(a) convidados por Carlão. O primeiro episódio junta Carolina Deslandes e Dino D' Santiago.
Episódio #2
António Zambujo e Bejamim
O António Zambujo foi dos primeiros nomes em que o Carlão pensou quando começou a desenhar este conteúdo.
Considerado pelo Carlão uma das vozes mais bonitas de Portugal, o António Zambujo é também um ótimo conversador e tem a mente aberta para se atirar para uma aventura destas, sem pensar duas vezes, uma vez que tem um espírito aventureiro e de experimentação.
Quanto ao Benjamim, é o contraponto ideal para o António Zambujo no sentido de trazer uma visão completamente diferente da que o Zambujo normalmente tem.
É um músico e compositor que conhece muita música portuguesa, desde os clássicos aos temas mais contemporâneos.
Uma mistura, aparentemente, improvável mas com muitos pontos em comum que são revelados neste novo episódio do "Bebe-se um café, Escreve-se um refrão".
Episódio #3
Tó Trips + Mayra Andrade
O Carlão sempre foi fã do Tó Trips sendo que ficou ainda mais fã do seu trabalho e personalidade depois de trabalharem juntos num projeto chamado Casório. É um músico com uma maneira de trabalhar muito própria e dono de uma personalidade marcante que o Carlão quis explorar neste conteúdo.v Outro traço que o distingue é o facto de ter uma identidade muito própria na guitarra que permite que seja facilmente identificável o que, comparado com a facilidade em identificar uma voz, é notável.
Todo este imaginário associado ao Tó Trips "casa" bem com a voz da Mayra, cantora que Carlão admira e segue. Havia muita curiosidade por parte do Carlão em conhecer o processo criativo de Mayra Andrade e neste episódio do "Bebe-se um café, Escreve-se um refrão" tudo isso é explorado na companhia de Tó Trips.
Episódio #4
Pedro + Virgul
Para o Carlão, o encontro entre o Pedro e o Virgul era devido há muito tempo e estava mais do que na hora de acontecer.
Ambos partilham linguagens muito próximas e sempre foi estranho para o Carlão o facto de nunca terem feito nada juntos. O Pedro já trabalhou com o Carlão em vários temas sendo que, através do seu percurso, já se tornou um produtor extremamente relevante na música moderna portuguesa.
Quanto ao Virgul, depois de trabalhar com ele vários anos, o Carlão tinha a noção de que é "uma máquina" a criar músicas na hora e que facilmente teria vontade em participar num projeto deste género. Juntos acabaram por criar um refrão incrível que o Carlão espera que não fique por aqui. Tudo isto para descobrir em mais um episódio do "Bebe-se um café, Escreve-se um refrão"
Beatbombers e Tatanka
O Carlão considera que de todas as duplas, esta - Beatbombers + Tatanka - talvez fosse a mais arriscada mas resultou numa ótima surpresa. Deste encontro surgiu um refrão incrível que aglutina de forma perfeita as influências de todos os participantes e que vai ser utilizado no próximo EP do Carlão.
Episódio #6
João Nobre + Capicua
A Capicua é uma das principais referências em Portugal, nomeadamente, no que diz respeito à utilização das palavras e à forma como escreve. Em tudo o que faz, apresenta um jogo de palavras muito bom e rico que o Carlão tinha imensa curiosidade para a ver trabalhar e lhe lançar este o desafio de participar num conteúdo deste género.
O João Nobre, irmão do Carlão, é uma pessoa que o acompanha desde sempre, também na vertente artística. Um dos seus produtores favoritos sendo que no que diz respeito ao seu trabalho em nome próprio (Carlão) é mesmo o seu produtor favorito. Por todos estes motivos, é alguém que tinha de estar incluído neste projeto. É um episódio que acaba por cruzar duas pessoas de referência para o Carlão que têm linguagens muito próximas. O resultado deste encontro não poderia ser melhor.
Episódio #7
Branko + Luísa Sobral
O último episódio do "Bebe-se um Café, Escreve-se um Refrão" vão estar presentes o Branko, um compositor e produtor com o qual o Carlão já teve oportunidade de trabalhar algumas vezes e Luísa Sobral, uma cantora e compositora que o Carlão admira muito. O Carlão é fã do Branko, nomeadamente, da visão dele em relação à música. Considera-o uma pessoa que está sempre à procura de frescura na textura das músicas que produz. Tem uma cabeça que está sempre a trabalhar e atenta ao que se passa à sua volta.
Por outro lado, a Luísa Sobral tem uma voz incrível, uma sensibilidade única, escreve muito bem, lê bastante e tudo isso se reflete na música que faz. São duas pessoas que nunca tinham trabalhado juntas nem sequer se tinham conhecido pessoalmente e esta foi a oportunidade perfeita para que isso acontecesse. Para o Carlão, enquanto fã, a oportunidade de ver duas pessoas que admira bastante a trabalharem juntas foi incrível e espera que essa experiência passe para quem vê este vídeo.
A premissa do encontro é o desenvolvimento de um refrão a partir de uma base musical previamente concebida pelo compositor. O criador e anfitrião do projeto – Carlão – recebe, primeiro num café e depois no seu estúdio, a dupla de cada sessão e, após uma primeira audição da base musical, o desafio proposto é usar na letra três palavras retiradas aleatoriamente de um livro escolhido pelo próprio a pensar na personalidade específica de cada um dos autores das letras.
Misturando géneros e conjugando abordagens criativas, as duplas emparelhadas por Carlão colocam em diálogo os universos musicais de alguns dos mais interessantes e inventivos criadores da música portuguesa: Carolina Deslandes + Dino D’Santiago, Benjamim + António Zambujo, Tó Trips + Mayra Andrade, Pedro + Virgul, Beatbombers + Tatanka, João Nobre + Capicua e Branko + Luísa Sobral.
O projeto é um programa cultural, mas também lúdico, onde informalmente se descortinam diversos métodos de trabalho e interação entre artistas que podem até não se conhecer, mostrando ao público em geral a dinâmica do processo criativo. Mais do que o resultado final, o objetivo é mostrar os processos dos(as) vários(as) compositores(as), produtores(as), cantores(as) e letristas, através do acompanhamento do trabalho em progresso, “in loco”, no estúdio.
Para Carlão, “este é um projeto que pretende criar um espaço aberto de debate e intercâmbio em modo tertúlia, criando pontes entre intérpretes de géneros paralelos que muitas vezes só precisam de um empurrão para cruzarem os seus caminhos, promovendo assim a interculturalidade.” “Bebe-se um café, escreve-se um refrão” é um projeto apoiado pelo programa “Garantir Cultura”.