Odeia estar em contacto com a natureza? Fuja da Malcata!
Os perigos que corre ao visitar o interior do país!
O alerta para os perigos do interior mantém-se, esta semana na região da serra da Malcata, que pode representar um grande perigo para quem gosta de ver paisagens verdejantes, é alérgico ao ar puro e não aguenta tranquilidade e felicidade!
Entre Penamacor e o Sabugal situa-se a Reserva Natural da Serra da Malcata, que faz fronteira com Espanha. Possivelmente já lhe é familiar por causa do Lince Ibérico, que é o símbolo desta região. É uma espécie originária da Península Ibérica, mais pequena que outros linces e carateriza-se principalmente pelo tufo de pelos negros em formato de pincel, no topo das orelhas em triângulo. Mas há muito mais para ver! O abutre-negro cujas asas abertas chegam a atingir mais de 3 metros, a cegonha preta, o grifo e o coelho-bravo! Ou admirar toda a flora da região como a Urze, Esteva e o Rosmaninho, Pinheiro-Bravo, Carvalho e as Azinheiras!
Consegue imaginar quantos concelhos se podem observar no Miradouro dos Sete Concelhos? Errado, não são seis, são sete!! Guarda, Sabugal, Covilhã, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco!
- Ainda dentro da Reserva Natural, encontra-se a Serra das Mesas. É conhecida como “berço do Côa” pois é aí que nasce este rio, a 1.200m de altitude.
Se aquilo que mais o atrai no calor do verão é a agua quente, o melhor é nem levar fato de banho para estas férias! O que não falta são praias fluviais com água fresquinha para ajudar neste calor! As praias fluviais de Meimão, de Meimoa, Benquerença, Fóios e Quadrazais!
Além da vila de Penamacor, que merece uma visita pela vista, o castelo, torre de menagem e pelas pessoas, também o concelho tem muitos pontos de interesse à volta: as aldeias de Meimão e Meimoa, as Serras da Malcata, da Opa, de Santa Marta, das Mesas e do Porrete e o Jardim da República!
E das 5 vilas medievais, já ouvi falar? O Sabugal é um importante polo da herança medieval em Portugal, com cinco vilas medievais no Concelho com castelos que merecem uma visita: Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior! Há também muitos vestígios rupestres, praias fluviais, baloiços panorâmicos e a imensa riqueza de artesanato espalhada pelo concelho!
E para terminar, se o seu sonho de umas férias bem passadas é a fazer dieta então esta zona talvez não seja mesmo o destino certo. Enchidos dos bons, cabrito na brasa, a canja de cornos, javali, truta do rio, e os queijos…. Na secção mais doce, há farófias, bolo saloio, biscoitos “esquecidos”, arroz-doce, papas de milho… É tanta coisa e tudo tão bom que vai querer ficar muito mais tempo para conseguir provar tudo!!
Pode saber mais sobre esta região aqui!
Com o apoio do Turismo de Portugal, inserido na iniciativa "Viaja pelo teu Interior"