2022-01-18
E se descobrisse um anel de dois mil anos no jardim?
A verdade é que aconteceu mesmo, tudo por causa de um detetor de metais!

Mike Burke, um professor de matemática de St Just, Inglaterra, recebeu, no natal, como presente da mulher, um detetor de metais. O interesse por este presente, não muito comum, surgiu após Mike ter visto a série “The Detectorists” (Os Detetores) que fala precisamente sobre deteção de metais preciosos!
O que o professor de matemática não estava à espera era de encontrar algo tão precioso! Digno de um verdadeiro episódio da série! Quando foi experimentar o novo brinquedo, no jardim de casa, Mike teve uma surpresa! Ao início, pensou que não era nada de especial, tipo uma tampa de uma garrafa antiga, ou assim, mas quando o tirou da terra, reparou que era um anel de ouro! Entusiasmado, Mike lavou rapidamente o anel, tirou umas fotografias, partilhou num grupo do Facebook onde estão outros utilizadores de detetores de metais e perguntou se o anel valia alguma coisa. Logo no primeiro comentário lia-se: “isso é um tesouro, tens de contactar o FLO!” (The Finds Liaison Officer - agentes especializados em identificar peças preciosas).
Cornwall Live/BPM Media
O ex militar entrou em contacto com o museu de Cornish Life e descobriu que se trata de um anel romano do 1º ou 2º século AC!!! Entretanto o anel será passada para as entidades competentes que irão verificar a data específica e o valor da peça.
A verdade é que Mike teve o seu momento com o detetor de metais. Por causa deste achado, pode trazer informação valiosa sobre os tempos romanos em Inglaterra!!!