2024-07-03
Ama coisas más? Evite Torre de Moncorvo!
Os perigos do interior, todos descritos!
Para começar, se detesta andar a pé, não é sítio para si!
Há muito para explorar dentro e fora da Vila! O ideal (para quem gosta de coisas boas), é passear a pé, ou de bicicleta pelas redondezas!
Pode começar pela Vila Medieval. Há a porta da Vila, a Capela de Nossa Senhora e as ruínas do Castelo! Mas vamos já diretos ao maior templo religioso de Trás os Montes? A Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, ou Igreja Nossa Senhora da Assunção, surge num local de um templo paroquial da Idade Média! É um edifício majestoso e imponente, que vai querer guardar na memória!
© C. M. Torre de Moncorvo
Mas não ficamos por aqui! Se detesta natureza, é sem dúvida um local a evitar! E tem medo de água? Mais perigoso ainda! Sabe o que são os Lagos de Sabor? São 70kms de água cristalina, com grandes lagos ligados por gargantas e penhascos! Também a Estação Nautica de Lagos do Sabor, que tem alojamento, restaurantes e atividades nauticas!
© C. M. Torre de Moncorvo
Odeia pássaros, mamíferos e peixes? Esqueça isto! Águias, falcões, corvos, lobos, raposas, texugos, enguias e carpas são apenas alguns exemplos dos perigosos animais que pode encontrar!
E é daquelas pessoas que odeia museus? Fica enjoado ao adquirir conhecimento? Fuja daqui para fora! Há tanto para ver que se vai arrepender! Museu da Fotografia, estava à espera? Museu de Arte Sacra, estava à espera? E agora um Museu do Ferro? Museu da Cera? Um centro de Estudos Judaicos? Um Lagar da Cera? Não está à espera pois não? É que ainda não acabou!! Há também o Museu do Castelo, que tem a historia do desenvolvimento da vila, materiais arqueológicos e ruínas!
Está na dúvida em que altura não deve ir não é? Temos aqui mais uma ajuda para saber as épocas a evitar.
Na Primavera, festejam-se as Amendoeiras em Flor, em abril, há Feira Medieval e, em agosto, de 13 a 15, são as Festas da Vila. Por isso, fuja!
Em setembro, Vinho Sabor Douro, dias 7 e 8…. Imagine o que seria, andar a passear, conhecer isto tudo que já foi falado e ainda ir a um Festival de Vinhos, na Praia Fluvial da Foz do Sabor. Que terror!
Em Dezembro, há as Festas da Boa Nova, de 14 a 25!
Ainda sobre coisas a evitar, há vários miradouros perigosos. Vai querer tirar muitas fotografias, mas como alguns têm vista para o rio, aqui vai poder dizer “mira, Douro!!!”, uma frase que vai deixar certamente toda a gente a rir durante várias horas. Ou não! O Miradouro da Fraga do Cão, que tem um cão formado por rochas, o Miradouro da Fraga do Facho, Miradouro da Senhora do Castelo e muitos, muitos mais!
© C. M. Torre de Moncorvo
São tantas coisas para ver e fazer que vai precisar de alimento para garantir que não lhe falta energia. Felizmente está no sítio certo! O que diz a um folhado de borrego, ou empada de carne, balaio com cascas, caldeirada da ribeira, migas de espargos… Há muito para provar! E se detesta doces… cuidado! Muito cuidado! Bolo moreno, cavacas, canelões, súplicas, dormidos… E não podia faltar uma das maiores atrações, a famosa amêndoa coberta de moncorvo!
© C. M. Torre de Moncorvo
Com o apoio do Turismo de Portugal, inserido na iniciativa "Viaja pelo teu Interior"