Ouça a Rádio Comercial, faça o download da App.

Halle Bailey: "Aprendi muito com a Ariel"

Saiba mais sobre "A Pequena Sereia" com o elenco do filme

"Nunca atendo números anónimos", começa por recordar Halle Bailey quando lhe perguntam qual foi a sua reação quando soube que ía ser Ariel no filme "A Pequena Sereia". A atriz contou a história toda numa conferência de imprensa virtual à qual a Rádio Comercial assistiu. Foi com um sorriso que se lembrou do regresso a casa, depois de um fim de semana fora, para assinalar o aniversário da irmã Chloe. No meio da azáfama de arrumar tudo, toca o telefone de um número anónimo. "Não atendi, mas o meu irmão mais novo apareceu a correr e a gritar para que eu atendesse", diz Halle a sorrir. "Atendi e do outro lado ouvi o Rob Marshall a dizer 'Estou? Estou a falar com a Ariel?' e comecei a chorar. Chorei o dia inteiro". Lágrimas de alegria para esta jovem cantora e atriz de 23 anos, nomeada a um Grammy com a irmã, Chloe com quem tem um projecto musical, Chloe x Halle. Beyoncé é mentora de ambas.
 
"A Pequena Sereia" é o novo live-action da Disney que tem vindo a adaptar os seus clássicos de animação para filmes com pessoas de carne e osso. Surge 33 anos depois da estreia do da animação, 186 anos depois da publicação do conto de Hans Christian Andersen. Conta a história da sereia Ariel que abdica da voz para ver viver à superfície.
 
O realizador responsável pela nova adaptação é Rob Marshall que precisa de fazer musicais como de ar para respirar. É o que nos dá a entender pela sua filmografia. Foi ele que  realizou filmes como "O Regresso de Mary Poppins", "Chicago" e "Caminhos da Floresta". O elenco é unânime sobre Rob Marshall que o elege como o grande motivador durante a rodagem, especialmente para Melissa McCarthy que revelou durante a conferência de imprensa que fez todas as suas cenas em suspensão. Ela é Ursula, a vilã da história no filme, mas com um coração sensível na vida real já que Melissa chorou muito da primeira vez que ouviu a nova versão de "Part Of Your World" cantada por Ariel, e que ganha nova vida no corpo e na voz de Halle Bailey.  
PUB (0:)
A atriz nem hesita quando lhe perguntam se ela tem alguma coisa em comum com a personagem. "Claro que sim! A Ariel ajudou-me a encontrar-me e acaba por cristalizar uma versão mais jovem de mim, já que tinha 18 anos quando me foi dado o papel. Os temas do filme e as dificuldades que Ariel teve de passar, a forma como teve de se impôr e como se fez ouvir, as suas paixões e motivações e, apesar de ter medo, arriscou e sinto que tento dar seguimento a esses valores. Aprendi muito com a Ariel".
 
Quem também está numa fase de aprendizagem é Jonah-Hauer King, o jovem ator que interpreta o príncipe Eric naquele que é o seu primeiro papel como protagonista. "Não estou pronto para o que está para vir como príncipe", revela o ator entre risos que vê no papel "uma grande honra e um grande privilégio". "Claro que o aspecto de príncipe e princesa da Disney é muito aliciante, mas sinto que o filme é real, apesar de viver num espaço de fantasia". Jonah-Hauer King destaca que Eric e Ariel são sobretudo amigos, duas almas-gémeas que se sentem inquietos, presos nos seus castelos e com vontade de se libertarem. O fascínio é mútuo e isso é uma mensagem muito bonita sobre o que significa estar apaixonado".
"Vocês deram-lhes humanidade em vez de os interpretarem como uma caricatura", acrescenta Melissa McCarthy.
 
Javier Bardem entra na conversa e no filme como pai de Ariel. Ele é o rei Triton que adora a filha e quer protegê-la a todo custo. O ator sente que a sua história com a pequena sereia mostra bem que "os pais aprendem com os filhos sobre o que é o amor". Quanto aos seus dois filhos, Leo e Luna, Javier é bem claro: "quero muito mostrar-lhes este filme porque é uma honra fazer parte dele".
 
"A Pequena Sereia" é um filme de Rob Marshal com novas músicas de Lin-Manuel Miranda e com Soraia Tavares, Ricardo Soler, Tânia Alves, Ana Cloe e André Gago na versão portuguesa.