40 anos de Serviço Nacional de Saúde
A ministra da Saúde fala numa âncora para os portugueses e que, apesar das dificuldades, é resistente às pressões.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi criado há 40 anos e nestas quatro décadas Portugal aumentou a esperança média de vida em mais de 10 anos, reduziu drasticamente a mortalidade infantil, mas o sistema de saúde enfrenta uma população envelhecida e com mais doenças crónicas.
Em 40 anos, Portugal passou dos países com piores indicadores de mortalidade infantil e materna da Europa Ocidental para um dos países com melhores indicadores do mundo.
Criado a 15 de setembro de 1979, o SNS tem o objetivo de assegurar aos cidadãos o direito à proteção da saúde, devendo garantir um acesso geral, universal e tendencialmente gratuito.
A ministra da Saúde, Marta Temido, assinala a data em Coimbra na cerimónia da rega da "Oliveira do SNS" (plantada em 2009), com inauguração de escultura em homenagem ao fundador do SNS, António Arnaut.
Em entrevista à Lusa, Marta Temido considera que o SNS se tornou um valor seguro e uma âncora para os portugueses e que, apesar das dificuldades, é resistente às pressões.
A governante anuncia ainda o alargamento da hospitalização domiciliária a todos os hospitais do SNS e defende o aumento das compensações para os profissionais das urgências.
Em fim de mandato, Marta Temido escusa-se a afirmar se está disponível para integrar um novo governo mas diz que seria deputada com "muito entusiasmo".
