Abrandar e circular com os limites de velocidade: Brisa sensibiliza condutores para a segurança dos trabalhadores
Ação de sensibilização faz parte de uma campanha europeia de segurança.
Uma ação de sensibilização sobre a segurança dos profissionais que trabalham diariamente nas autoestradas (AE) vai ser realizada na quarta-feira pela Brisa Autoestradas no âmbito de uma campanha europeia de segurança.
Os condutores e passageiros interessados podem conhecer, entre as 08h00 e as 16h00 de quarta-feira, na estação de serviço da A1 em Leiria, os equipamentos utilizados pelos trabalhadores da Brisa, nomeadamente para patrulhamento, sinalização e reparação da via, entre os quais carrinhas de assistência rodoviária, atrelados com painéis de mensagem ou atenuadores de choque transportáveis.
O objetivo desta mostra de equipamentos, explicou à Lusa a diretora de Segurança e Saúde do Grupo Brisa, Teresa Nobre, é que os condutores reconheçam os equipamentos, percebam o que estão a fazer e adotem uma condução defensiva quando passam por essas zonas de obra na estrada, protegendo-se a si, aos trabalhadores e aos outros utentes.
"Abrandem, redobrem a atenção e, acima de tudo, circulem com os limites de velocidade definidos nesse local, compreendendo que estão funcionários na estrada a trabalhar para a segurança de todos", reforçou.
À exceção do atropelamento mortal de um trabalhador de manutenção rodoviária (Nuno Santos, de 43 anos) na A6, junto a Évora, em junho de 2021, causado pelo carro oficial em que seguia o então ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a Brisa não tem registado mais casos fatais com funcionários a trabalhar nas autoestradas.
Esta campanha de sensibilização para a segurança dos trabalhadores nas autoestradas, a terceira que a Brisa realiza, é promovida pela Associação Profissional Europeia de Operadores de Infraestruturas Rodoviárias (ASECAP) em vários países europeus, mas este ano inclui uma componente dedicada à saúde e bem-estar dos condutores profissionais.
