Incêndio em Loulé dominado e N2 reaberta

Combate evoluiu favoravelmente durante a madrugada e permitiu às autoridades controlar o fogo, mantendo centenas de meios no local.

O incêndio que lavra desde terça-feira de manhã na freguesia do Ameixial, em Loulé, foi dominado pouco depois das 4h00 desta quarta-feira e a Estrada Nacional 2 já foi reaberta. 

Mantêm-se 348 operacionais no terreno,  123 meios técnicos e dez máquinas de rasto, contabilizando-se pelo menos quatro feridos.

O Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Rui Fernandes, confirmou à redação que o incêndio foi dado como dominado "às 4h07 da manhã".

"Não vamos desmobilizar meios e temos o dispositivo montado para poder reagir a eventuais reativações", garantiu o mesmo responsável.

A Estrada Nacional (EN) 2, que chegou a ter de ser cortada, "já foi reaberta com garantia de condições de segurança para a circulação".

Segundo adiantou o segundo comandante regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Abel Gomes, à agência Lusa, a velocidade inicial de propagação chegou aos mil metros por hora, com uma taxa de expansão de 90 hectares por hora, números que classificou como "bastante consideráveis".

Segundo Abel Gomes, o incêndio, desde a fase inicial, teve a seu favor ventos fortes, acompanhados de rajadas, que provocaram projeções de partículas incandescentes a mais de 500 metros de distância, o que dificultou o acompanhamento dos bombeiros na progressão do incêndio.

"Portanto, era um incêndio muito mais rápido do que aquilo que nós conseguíamos combater", salientou.

No pico do incêndio estiveram também estiveram empenhados 12 meios aéreos.