Norberto Alves abandona comando do Benfica após cinco épocas

O treinador encerra uma passagem de cinco épocas no Benfica, durante a qual conquistou quatro campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Supertaças.

Norberto Alves confirmou a saída do comando técnico da equipa masculina de basquetebol do Benfica. O técnico justificou a decisão com o fim de um ciclo e a necessidade de surgir uma nova liderança para manter o clube no caminho das vitórias.

Em entrevista à BTV e publicada no site do clube, o treinador revelou que a decisão foi inteiramente pessoal e contrariou a vontade da estrutura encarnada, incluindo a do presidente Rui Costa, com quem manteve uma longa conversa antes de comunicar a saída.

“É uma decisão pessoal” e “era importante vir alguém com mais energia”, afirmou Norberto Alves, explicando que o desgaste acumulado ao longo de cinco épocas o levou a concluir que já não possuía a capacidade necessária para continuar a liderar a equipa ao nível de exigência que considera indispensável.

Na segunda passagem pelo Benfica, o técnico assinou um dos períodos mais vitoriosos da história recente do basquetebol encarnado, conquistando quatro campeonatos nacionais consecutivos, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças.

Além dos títulos internos, destacou o crescimento europeu da equipa, que alcançou por três vezes a fase de grupos da Basketball Champions League através das qualificações e, em 2025/26, garantiu pela primeira vez o apuramento direto para a competição.

No balanço dos cinco anos à frente das águias, Norberto Alves considerou que a missão foi cumprida, salientando não apenas os troféus conquistados, mas também o compromisso demonstrado por jogadores, equipa técnica e restantes profissionais do clube.