"O estado da floresta é mau." Liga dos Bombeiros alerta para o risco de incêndios intensos na região centro
António Nunes diz que é preciso mudar procedimentos para garantir "uma atuação mais musculada no primeiro minuto".
Quatro meses depois da tempestade Kristin, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alerta para o "mau estado" da floresta, o que pode agravar a intensidade dos incêndios na região centro.
"O estado da floresta é mau, está pior que o ano passado, está pior que há dois anos. E, portanto, nós vamos enfrentar situações mais complexas do ponto de vista do combate. E daí a necessidade de nós alterarmos os procedimentos habituais. Temos que ter uma atuação mais musculada no primeiro minuto", sublinha o presidente da LBP, António Nunes.
Apesar da limpeza dos caminhos estar praticamente concluída, o dirigente diz que "dentro da floresta não foi possível fazer o levantamento das árvores caídas, do material lenhoso que está seco até de outros anos" e, portante, perante uma ignição, "o material para arder é maior" e o " incêndio tem mais intensidade."
Para António Nunes, "há muitos procedimentos de mobilização de meios que estão errados" e, por isso, espera "que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil este ano os emende" para evitar "qualquer tipo de surpresa depois".
O foco deve estar em acelerar o combate inicial aos fogos tanto em meios terrestres como aéreos: "nós temos de pensar que temos de fazer na primeira intervenção, porque é preferível fazer na primeira intervenção e não ter incêndios complicados do que mantermos os mesmos procedimentos de anos anteriores e depois vamos ter incêndios bastante complicados."
