Reaberta EN248-2 no Sobral de Monte Agraço

Obras de estabilização ao km 1, com um investimento de 478 mil euros.

A Estrada Nacional (EN) 248-2 foi hoje reaberta ao trânsito no Sobral de Monte Agraço, na presença do secretário de Estado das infraestruturas, depois de obras de estabilização na sequência dos estragos provocados pelo mau tempo.

A via teve obras de estabilização ao quilómetro 1,1, no concelho de Sobral de Monte Agraço, no distrito de Lisboa, representando um investimento de 478 mil euros.

“A obra desenvolvida repõe as condições de circulação e segurança num troço de cerca de 100 metros”, esclareceu a empresa Infraestruturas de Portugal (IP), responsável pela empreitada.

"A reabertura da EN 248-2 representa um importante passo para a reposição da mobilidade e da segurança rodoviária no concelho de Sobral de Monte Agraço”, afirmou a presidente da câmara, Raquel Soares Lourenço.

A autarca lembrou que, depois de ter sido danificada pela tempestade Martinho, em março de 2025, a via sofreu novos danos nas intempéries de janeiro e fevereiro deste ano, quando as obras de reabilitação estavam a decorrer.

A intervenção, da responsabilidade da empresa Infraestruturas de Portugal, incidiu na reabilitação da estrutura de aterro e da plataforma rodoviária e na construção de um muro de betão armado.

Na reabertura da via, o vice-presidente da IP, Rui Coutinho, adiantou que vai haver em 2027 uma segunda fase de intervenção para "reposição dos níveis de qualidade do pavimento, logo que sejam concretizadas outras obras acessórias prévias a esta beneficiação".

A presidente da câmara municipal espera que a IP “possa dar continuidade às intervenções necessárias nas várias estradas nacionais do concelho, de forma a assegurar melhores condições de acessibilidade e de circulação para a população."