Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Agricultor alterou fronteira. Bélgica ficou maior e França mais pequena

Sem querer, poderia ter criado um incidente diplomático entre os dois países, mas felizmente o caso foi encarado com risos nos dois lados da fronteira.

Agricultor alterou fronteira. Bélgica ficou maior e França mais pequena
Facebook de David Lavaux

Poderia ter causado um incidente diplomático, mas acabou por causar “apenas” algumas gargalhadas.

Um agricultor belga arrastou uma pedra que estava a bloquear a passagem do seu trator e acabou por alterar os limites da fronteira entre a Bélgica e França. A pedra era afinal um marcador com cerca de 200 anos que determina naquele local o limite dos territórios dos dois países.

Um morador local deu conta que a pedra tinha sido arrastada cerca de dois metros para dentro de território francês, aumentando a dimensão da Bélgica e diminuindo o território de França.

A história é contada pela BBC que cita o autarca da vila belga de Erquelinnes, onde está situado o marcador. “Ele aumentou a Bélgica e diminuiu a França, o que não é uma boa ideia. Eu fiquei satisfeito porque a minha vila ficou maior, mas o autarca de Bousignies-sur-Roc (do lado francês) não concordou”, disse em tom de brincadeira David Lavaux.

 

Apesar de ter sido um incidente, este agricultor poderia ter de responder perante a justiça porque aumentou a delimitação geográfica da Bélgica. No entanto, as autoridades já vieram garantir que o caso não precisa de ir tão longe e que a pedra voltará a ser colocado no local indicado.

Este marco que limita a fronteira entre os dois países está naquele local desde 1815, ano em que ocorreu a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo.