Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Esta garrafa de vinho está à venda por 1 milhão de dólares

Custa 100 vezes mais do que o valor habitual porque esteve mais de um ano no espaço.

Esta garrafa de vinho está à venda por 1 milhão de dólares
AP Photo/Christophe Ena

Uma garrafa do famoso vinho francês Pétrus 2000 vai ser leiloada com um preço base de um milhão de euros (cerca de 830 mil euros), anunciou a leiloeira Christie´s. 

Normalmente esta garrafa já tem um valor considerado elevado, é vendida por cerca de 10 mil dólares (8 300 euros), mas por ter estado um ano no espaço, na Estação Espacial Internacional, vale agora 100 vezes mais. 

Esta é uma das 12 garrafas de vinho que foram enviadas para o espaço por investigadores que tinham o objetivo de estudar o potencial da agricultura espacial. 14 meses depois, os especialistas envolvidos nesta pesquisa garantem que o vinho alterou-se de forma subtil porque "envelheceu num ambiente único", ou seja, onde a gravidade é praticamente zero, explicou Tim Tiptree, diretor do departamento do Vinho e Espirituosas da leiloeira Chtistie´s. 

"É um vinho muito harmonioso que tem a capacidade de envelhecer soberbamente e por isso é que foi escolhido para esta experiência. É muito encorajador que tenha regressado à Terra tão delicioso", acrescentou Tiptree. 

A startup espacial Space Cargo Unlimited colocou estas garrafas de vinho em órbita em novembro de 2019. O objetivo é expor as plantas e frutos a um ambiente diferente do da Terra para torná-las mais resistentes às mudanças climáticas e a doenças. 

 

Depois destas garrafas regressarem do espaço foi feito um teste de degustação por 12 especialistas, no Instituto de Pesquisa do Vinho e da Vinha, em Bordeux, França.

A prova foi feita com uma das garrafas que esteve a envelhecer ao longo de mais de um ano no espaço e com outra igual mas que permaneceu em Terra. Jane Anson, uma das redatoras da publicação de vinhos Decanter, afirmou que o vinho que não tinha sido enviado para o espaço tinha um sabor mais jovem e que a versão espacial do Pétrus 2000 era mais suave e aromática.  

 

O valor de um milhão de dólares deste leilão vai incluir não só a garrafa que esteve no espaço, mas também uma Pétrus terrestre, um decantador, copos e um saca-rolhas feito a partir de um meteorito. 

O comprador vai receber este conjunto num baú de madeira, feito à mão e com uma decoração inspirada no universo Star Trek e na obra do escritor francês, Júlio Verne, conhecido como o "pai da ficção cientifica". 

O dinheiro que resultar do leilão vai servir para financiar futuras pesquisas da Space Cargo Unlimited. Entretanto, a leiloeira Christie´s revelou que as restantes garrafas que estiveram no espaço vão permanecer fechadas e não há planos para colocá-las à venda.