Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Jay-Z é o artista mais nomeado na história dos Grammys

Ontem foi divulgada a lista de nomeados para 2022. O músico, produtor e empresário soma agora 83 nomeações para os prestigiados prémios.

Jay-Z é o artista mais nomeado na história dos Grammys
Greg Allen/Invision/Associated Press

Ontem, 23 de novembro, a Recording Academy anunciou a vasta lista de nomeados para os Grammys 2022. Somando as três nomeações que recebeu ontem, Jay-Z, de 51 anos, alcançou o posto histórico de ser o artista mais nomeado na história dos Grammys - foi nomeado 83 vezes.  

O músico, compositor, produtor e empresário norte-americano passou à frente do lendário produtor Quincy Jones. Até à data, Jay-Z já levou 23 estatuetas para casa.

Para os prémios de 2022, o rapper aparece na lista de nomeados para Melhor Álbum do Ano, por ter colaborado em "Donda" (de Kanye West), e duas vezes na categoria de Melhor Canção Rap (com 'Bath Salts', de DMX, e 'Jail' de West). 

Na contagem dos mais nomeados de sempre, Paul McCartney subiu para a segunda posição (tem 81) depois de ontem ter sido nomeado para duas categorias: Melhor Álbum Rock, com o disco "McCartney III", e Melhor Canção Rock com o tema 'Find My Way'. Beyoncé (companheira de Jay-Z) e Quincy Jones estão agora em terceiro lugar.


As nomeações para 2022 foram anunciadas via streaming, a partir da página e redes oficiais da Recording Academy. A transmissão online contou com uma série de estrelas, como Finneas, Billie Eilish, Jon Batiste, BTS e até os italianos Måneskin. Foram também anunciadas algumas novidades, como o aumento de 8 para 10 nomeados nas categorias principais: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Revelação do Ano.

O norte-americano Jon Batiste - músico residente do programa "Late Show with Stephen Colbert" - lidera a corrida com 11 nomeações, entre as quais as categorias de Álbum do Ano e Gravação do Ano com o "We Are" e "Freedom", respetivamente. Logo a seguir, com oito nomeações, estão Justin Bieber, Doja Cat e H.E.R. Billie Eilish e Olivia Rodrigo somam sete nomeações cada uma.

A cerimónia de entrega dos galardões, que reconhece os melhores da indústria da música, vai ter lugar no início do próximo ano. Está marcada para o dia 31 de janeiro de 2022 no Staples Center, em Los Angeles, Estados Unidos. O evento vai ser transmitido pela estação de televisão CBS. 

Veja a lista completa de nomeados.