Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Fotógrafo português em Lviv: "É indescritível o som do choro de quem deixa a sua vida para trás"

Luís Godinho capta, através da sua máquina fotográfica, os dramas e emoções de quem é obrigado a deixar a Ucrânia.

Fotógrafo português em Lviv: "É indescritível o som do choro de quem deixa a sua vida para trás"
@luisgodinhophoto

Luís Godinho, conhecido fotógrafo português, está em Lviv, na Ucrânia, país invadido pelos militares russos. Dirige-se à Polónia onde pretende fotografar os refugiados que chegam àquele país. Pelo caminho tem estado a testemunhar o drama e os horrores que se desenrolam na Ucrânia.

Luís Godinho sabe que tem de manter a distância a que a profissão o obriga, mas revela que é difícil não se emocionar porque "é indescritível o choro, as lágrimas. As crianças levam o seu brinquedo favorito, quase todas um peluche", numa imagem devastadora.

"É surreal ver o sofrimento destas pessoas"

O fotógrafo tem assistido às despedidas emocionadas de quem tem de fugir ou ir para a guerra. Para Luís Godinho, a "despedida passa a ter outro sentido. Casais, mães, namorados, filhos a despedirem-se de quem vai para a guerra é indiscritível. A partir desse dia a despedida começou a ter um novo sentido porque é surreal ver o sofrimento destas pessoas".

"Há um sentimento de impotência. É impossível ficar indiferente"

É com voz embargada que Luís Godinho conta a história de uma mulher que fotografou: "já não dormia há treze noites, não mais do que uma ou duas horas, o seu prédio foi bombardeado por roquetes, um deles entrou na casa dela. Perdeu tudo". E essa mulher confidenciou a Luís Godinho que perdeu a casa, perdeu a cidade, "o sistema nervoso, tudo o que tinha mas não a esperança. E as lágrimas escorriam-lhe pela cara".

Um relato do fotógrafo português Luís Godinho para ouvir: