Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Marcelo: Poder político tem de dar condições à altura do que pede às Forças Armadas

Presidente da República salienta que algumas promessas ou expectativas têm demorado a concretizar-se.

Marcelo: Poder político tem de dar condições à altura do que pede às Forças Armadas
Associated Press

O Presidente da República defendeu hoje que o poder político tem que dar às Forças Armadas "estatuto e condições à altura" do que pede aos militares, salientando que algumas promessas ou expectativas têm demorado a concretizar-se.

Marcelo Rebelo de Sousa discursava na cerimónia de entrega das espadas aos 39 novos oficiais do Exército, na Academia Militar, destacamento da Amadora, em Lisboa, altura em que saudou o Exército e apelou aos cidadãos para conheçam melhor "o papel único" das Forças Armadas. 

Dirigindo-se aos novos oficiais, o Chefe Supremo das Forças Armadas salientou que o objetivo de serem melhores pessoas, cidadãos, militares ou líderes, dependerá também "da pátria e dos seus responsáveis".

"A pátria, representada pelo poder político do Estado que tanto, e muito justamente, se orgulha de vós e dos vossos feitos, cá dentro e lá fora, tem que vos proporcionar estatuto e condições à altura do que vos pede e do que de vós vai receber", defendeu o chefe de Estado. 

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que "o reconhecimento, a admiração, o louvor por palavras são importantes, mas não o são menos o reconhecimento, a admiração e o louvor pelos factos". 

"E eles, às vezes, têm demorado demais a passar de promessas ou expectativas, a realidade", acrescentou.

Sem se referir diretamente ao caso recente do 138.º Curso de Comandos do Exército, que levou a que um militar necessitasse de um transplante de fígado, Marcelo Rebelo de Sousa deixou um aviso aos novos oficiais.   

"Agora começa a caminhada ao serviço de Portugal (...) com atenção à vossa saúde, para que excessos não controlados, vossos ou alheios, não tolham os vossos avanços", disse.