Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

TAP: Costa "surpreendido" com revelação de Pedro Nuno Santos

Primeiro-ministro saiu ainda em defesa do Ministério das Finanças, liderado por Fernando Medina.

TAP: Costa "surpreendido" com revelação de Pedro Nuno Santos
MIGUEL A. LOPES/LUSA

O primeiro-ministro afirmou hoje ter ficado tão surpreendido "como o próprio" ex-ministro Pedro Nuno Santos quando revelou que afinal tinha dado autorização ao pagamento pela TAP da indemnização à ex-secretária de Estado Alexandra Reis.

Falando aos jornalistas no final de uma sessão sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em Movimento em Carnaxide, concelho de Oeiras, sobre construção de nova habitação, António Costa defendeu a tese de que, neste caso referente à indemnização recebida pela ex-secretária de Estado Alexandra Reis no valor de meio milhão de euros, o Ministério das Finanças não foi informado.

Questionado sobre o facto de o ex-ministro das Infraestruturas ter agora assumido que conhecia essa indemnização e que também a autorizou, o líder do executivo disse ter ficado "tão surpreendido como -- creio -- o próprio".

"No comunicado que divulgou, ele próprio se surpreendeu por ter agora constatado que afinal tinha sabido e dado autorização", referiu, antes de procurar retirar o Ministério das Finanças desta questão.

"Já todos sabemos que Finanças não sabia, é um ponto sobre o qual não vale a pena haver qualquer tipo de insistência. O Ministério das Infraestruturas já disse que não comunicou ao Ministério das Finanças, a TAP já disse que não comunicou ao Ministério das Finanças, presumindo que oi Ministério das Infraestruturas comunicaria, e o então ministro das Finanças, o professor João Leão, já veio publicamente dizer que desconhecia", frisou António Costa.