Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Tina Turner (1939-2023): os tributos à rainha do rock & roll

O mundo reage à morte da artista norte-americana, aos 83 anos, incluindo Mick Jagger e Joe Biden.

Tina Turner (1939-2023): os tributos à rainha do rock & roll
Chris Pizzello (Invision/Associated Press)

A morte da emblemática cantora Tina Turner, a Rainha do Rock'n Roll, nesta quarta-feira, aos 83 anos, está a motivar reações de todo o mundo do espetáculo, da política e até do desporto.

Muito comparado a Tina Turner nos anos 60, o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, mostrou a sua tristeza com a morte da sua "maravilhosa amiga. Ela era autenticamente uma cantora e performer altamente talentosa. Foi inspiradora, calorosa, divertida e generosa. Ajudou-me tanto quando eu era mais novo que jamais a esquecerei". Mick Jagger foi um parceiro de palco em várias colaborações com a malograda cantora, desde os anos 60.

 

Dos Fab Four, os Beatles, há também reações. O baterista Ringo Starr manifestou o seu pesar no Twitter: "Deus a abençoe".

Da Casa Branca, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reforça o estatuto de realeza da sua concidadã, de "rainha do rock and roll", enaltecendo o seu passado de luta: "quando criança, cantava no coro da igreja antes de se tornar uma das mais bem-sucedidas artistas musicais de sempre". A sua Vice-Presidente, Kamala Harris, refere que "a sua força, voz e os seus movimentos típicos inspiraram milhões". E acrescenta a frase incontornável: "Tina Turner was simply the best", num lembrete do seu êxito The Best.

O ex-Presidente dos Estados Unidos e conhecido melómano, Barack Obama, não poderia ficar em silêncio perante a perda de um dos maiores vultos da música norte-americana: "A Tina Turner era crua, poderosa, imparável. Era assumidamente ela própria - dizendo e cantando a sua verdade através da alegria e da dor; do triunfo e da tragédia". 

 

A cantora Alicia Keys sublinhou a vida e a fibra de guerreira da cantora. "Que mulher, que vida, que guerreira!!! No dia em que te conheci Ms Tina, não queria acreditar que estava na presença da tua grandiosidade! (Aconteceu graças à minha grande irmã Oprah!!!!). Quero celebrar-te e agradecer todo o amor que espalhaste à tua volta. As canções que cantaste deram-nos coragem para avançar e para sermos nós próprias. És uma força como mulher e como artista. Tudo o que foste funcionou como um farol não só para mim como para as pessoas do mundo inteiro. Encontrarmo-nos e encontrarmos a nossa coragem através da nossa vulnerabilidade".

 

 

A apresentadora Oprah Winfrey lembra Tina Turner como uma fonte de inspiração no modo de pensar e viver. "Tive a oportunidade de acompanhar a Tina Turner durante a digressão 'Wildest Dreams' e experienciei um pouco o mundo encantado em que vivia", escreveu a norte-americana. "Estava tão nervosa que senti os joelhos a tremer. Dançar com ela no palco em Los Angeles foi o momento 'fora da caixa' mais divertido que vivi. A Tina viveu fora da caixa e encorajou-me a fazer o mesmo. A mim e a outras mulheres".   

 

Bryan Adams - que partilhou a canção 'It's Only Love' com a cantora - agradeceu o privilégio de ter passado tempo com Tina Turner. "Estarei grato para sempre pelo tempo que passámos juntos em digressão, no estúdio e como amigos", escreveu o músico. "Obrigado por seres uma inspiração para milhões de pessoas no mundo inteiro, por dizeres a tua verdade e pela dádiva da tua voz. É apenas amor ['It's Only Love']. E isso é tudo".

 

Debbie Harry, o icónico rosto principal dos Blondie, aclamou Tina Turner como a sua "grande inspiração". "Fui uma beneficiária da energia, criatividade e talento de Tina Turner".

Outra grande voz feminina, Mariah Carey, também não se conteve nos elogios: "as palavras lendária, icónica, diva e super-estrela são demasiadamente usadas e no entanto Tina Turner incorpora essas palavras todas - um performer incrível, música e pioneira".

 

O ator Pierce Brosnan, que interpretou o papel de James Bond no filme "GoldenEye" (o qual teve Tina Turner a dar voz à canção de abertura), também usou as redes sociais para lamentar a morte da artista.  "Adeus a um ícone, a deusa do rock e lenda. Um orgulho ter estado com ela na estreia de GoldenEye, em Leicester Square, Londres, 1995".


Os Garbage também usaram as redes sociais para lamentar a morte da cantora: "Minha querida, Tina Turner. Gosto de ti há tanto tempo. Um enorme agradecimento. Amo-te para sempre. Nem acredito nesta notícia terrível. Não acredito que partiste".


Priscilla Presley, ex-mulher de Elvis Presley, lembrou a magia que transbordava da cantora quando subia ao palco. "A Tina Turner era uma das artistas preferidas do Elvis. Quando subia ao palco era pura magia. Lembro-me como segurava o público com uma energia que era indiscutivelmente Tina! Deixou um legado notável e deixa muitas saudades".

Questlove escreveu nas redes sociais que Tina Turner "era tudo". "É uma das figuras que acreditava que chegasse aos três dígitos. Não estava preparado para dizer para dizer adeus à Tina Turner. É 2023... e aqui estamos. Que vida FANTÁSTICA. Amo-te para sempre Tina Turner. Descansa na melodia".

A atriz Mia Farrow escreveu: "a magnífica Tina Turner deixou-nos".


O basquetebolista e empresário Magic Johnson escreveu: "descansa em paz. Uma das minhas artistas preferidas de todos os tempos, a lendária rainha do rock n' roll Tina Turner. Via-a muitas, muitas vezes e ela dava os melhores concertos a que alguma vez assisti". 

 

Os Coldplay, que atuaram ontem no no estádio Olímpic Lluís Companys, em Barcelona, Espanha, dedicaram o concerto à cantora e tocaram uma versão acústica de 'Proud Mary', acompanhados pelos Gipsy Kings. Veja aqui o vídeo:


Até a NASA - Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço - reagiu, escrevendo nas redes sociais: "o seu legado viverá para sempre nas estrelas".

 

Em Portugal, alguns artistas também quiseram prestar homenagem a Tina Turner:

 


 

 

 

 

Foto (em cima) tirada no Hollywood Walk of Fame, em Los Angeles.