Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Libertados cem ativistas ambientais, incluindo portugueses, que estavam detidos na Suíça

Estavam detidos na Suíça depois de um protesto na terça-feira contra a maior feira e exposição de jatos privados na Europa.

Libertados cem ativistas ambientais, incluindo portugueses, que estavam detidos na Suíça
LUSA/RODRIGO ANTUNES
Os cem ativistas ambientais, incluindo três portugueses, que estavam detidos na Suíça depois de um protesto na terça-feira contra a maior feira e exposição de jatos privados na Europa foram libertados na quarta-feira à noite.

A informação foi dada hoje à Lusa por Sara Gaspar, ativista da Scientist Rebellion Portugal, que esteve detida em Genebra e se encontra em viagem de regresso a Portugal, de carro, juntamente com os restantes portugueses, das organizações Abolir Jatos Privados e Climáximo.

Segundo Sara Gaspar, os ativistas têm agora 10 dias para contestar as acusações de que são alvo, designadamente violação de espaço, dano e coerção. A pena, de 120 dias de multa, ficará suspensa por três anos.

Na terça-feira, de acordo com organizações ambientalistas internacionais, cem ativistas de 17 países foram detidos em Genebra na sequência de um protesto contra a feira EBACE que bloqueou temporariamente, durante cerca de uma hora, o tráfego aéreo no aeroporto da cidade, o segundo mais importante da Suíça e que acolheu o evento.

O protesto visava denunciar a poluição causada pelos voos de jatos privados no contexto de "uma crise climática sem precedentes".

Os ativistas entraram nos jatos em exposição, acorrentaram-se nas escadas de acesso às aeronaves, impedindo a entrada de visitantes e compradores, e exibiram cartazes, semelhantes aos rótulos das embalagens de cigarros, a advertir para os malefícios dos "mega-poluidores de luxo".

Na terça-feira, em comunicado, as organizações Greenpeace, Stay Grounded, Extinction Rebellion e Scientist Rebellion expressaram a sua preocupação com os "relatos de uso excessivo da força contra os manifestantes", por parte da polícia, num "protesto pacífico".

À Lusa, a ativista Sara Gaspar, da Scientist Rebellion Portugal, disse que vários manifestantes foram atingidos com "gás-pimenta de forma violenta", tendo sido impedidos pela polícia de receber auxílio de outros manifestantes.