Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Shakira acusada de mais uma fraude fiscal

Ministério Público espanhol reclama dívida de mais de seis milhões de euros à cantora.

Shakira acusada de mais uma fraude fiscal
Associated Press

A Procuradoria de Crimes Económicos do reino espanhol formalizou uma segunda acusação de fraude fiscal contra a cantora colombiana Shakira, em que reclama uma dívida de 6.686.502 euros, com base na declaração fiscal da artista de 2018 ao Estado vizinho.

Na primeira primeira queixa do Ministério Público contra Shakira, o Estado de Espanha reclama uma dívida, por fraude fiscal, de 14,5 milhões de euros, assente nas declarações de impostos da artista entre 2012 e 2014. Por causa dessa primeira acusação, Shakira enfrenta um julgamento que se inicia a 20 de novembro, em que a cantora arrisca uma pena de oito anos e dois meses de prisão. 

Shakira é acusada de utilização de uma rede de empresas fictícias em paraísos fiscais como Malta, Ilhas Virgens, Panamá, Bahamas, Estados Unidos Luxemburgo, Países Baixos e Liechtenstein, como modo de evitar o pagamento total dos impostos em Espanha. A estrela pop é ainda acusada de declarações fiscais falsas, de omissão de rendimentos  e de dedução de despesas indevidas. 

Shakira, enquanto residente em Espanha, está legalmente obrigada a apresentar declarações fiscais e a pagar impostos de acordo com os seus rendimentos em todo o mundo, independentemente da sua origem, informa o Ministério Público, em Espanha.