Ouça a Rádio Comercial, faça o download da App.

Problemas de trânsito na VCI devem ser analisados

O ministro João Galamba, adianta que estes problemas devem ser analisadas "olhando para o sistema de transportes como um todo".

Problemas de trânsito na VCI devem ser analisadosPaulo Rico

O ministro das Infraestruturas, defendeu esta quinta-feira que os problemas de trânsito na Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, devem ser analisados "olhando para o sistema de transportes como um todo". João Galamba falava aos jornalistas, num briefing do Conselho de Ministros, após ser questionado acerca dos problemas de trânsito na VCI.

Já hoje, o Governo anunciou que vai baixar em 30% as portagens em várias Ex-SCUT (Autoestradas Sem Custos para o Utilizador) do interior e Algarve, anunciou a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, estando em causa a A22, a A23, a A24, a A25, a A4, a A13 e a A13-1.

Na quarta-feira, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse ao Jornal de Notícias exigir medidas urgentes para aliviar o trânsito na VCI, como a alteração das portagens nas vias alternativas e que lhe dão acesso, como a Circular Regional Externa do Porto (CREP, A41), A43 ou A4, de forma a reduzir o tráfego na VCI.

Como essas autoestradas são portajadas e a VCI não, tanto pesados como ligeiros acabam por utilizar a circular interna do Porto para tráfego de atravessamento, que não se destina à cidade.

Ao Porto Canal, o autarca classificou a VCI como "o grande problema do Porto", sugerindo que trânsito "ou fosse penalizado através de portagem, ou fosse induzido a utilizar as outras alternativas, através da abolição das portagens".

O ministro João Galamba disse que questões como a da VCI não devem ser confundidas com a questão da redução das portagens no interior do país, mas "obviamente que o Governo olha para a necessidade de otimizar a utilização de autoestradas e de, na medida do possível, sempre que haja alternativas, do desvio de transportes pesados".