Ouça a Rádio Comercial, faça o download da App.

Alenquer associa programa de Natal aos 800 anos do primeiro presépio do mundo

Alenquer é conhecida como a 'vila presépio' do país por causa do presépio gigante que fica na encosta.

Alenquer associa programa de Natal aos 800 anos do primeiro presépio do mundo

Alenquer, conhecida como a 'vila presépio' do país, associa este ano o seu programa de Natal, que vai arrancar no dia 30, às comemorações dos 800 anos da primeira aparição mundial do presépio, anunciou o município. O programa começa no dia 30 com a inauguração do presépio monumental e das iluminações de Natal, acompanhada de um espetáculo de música e fogo-de-artifício.

A vereadora da Cultura da Câmara de Alenquer, Cláudia Luís, disse à agência Lusa que a edição deste ano do programa 'Alenquer, Presépio de Portugal' assinala os 800 anos da primeira aparição mundial do presépio, com a exposição 'De Itália para o mundo'.

A mostra, de entrada gratuita, vai integrar 20 a 25 presépios, de vários países e de diferentes materiais, da coleção de Fernando Canha da Silva, cedidos pela Igreja de São Francisco, de Évora.

Segundo a autarca, os primeiros vestígios de um presépio português datados de 1569 foram encontrados no Convento de Santa Catarina da Carnota, no concelho de Alenquer.

Alenquer é também conhecida como 'vila presépio' pelo seu presépio gigante (as figuras chegam aos seis metros de altura) montado na colina da vila desde 1968, após as cheias ocorridas em 1967, que provocaram danos e quase 50 mortos no concelho.

O programa de Natal, que encerra em 06 de janeiro, conta este ano com um orçamento de 300 mil euros, superior ao de 2023, "devido à inflação e algumas inovações", como uma rampa de gelo, uma pista de gelo com um circuito exterior, um comboio de Natal e uma exposição de legos, explicou a autarca.

Este município do distrito de Lisboa espera 75 mil visitantes, número que não foi atingido na edição de 2022 devido às condições climatéricas.

A autarquia vai ter a funcionar, durante todo o mês de dezembro, o Parque Temático de Natal, no Parque Urbano da Romeira, com espetáculos de circo e de teatro, Praça do Pai Natal, mercado e exposição de presépios, carrossel, pista e rampa de gelo, exposição de legos e um presépio motorizado, entre outras atrações para as crianças.

A entrada no parque é sujeita ao pagamento de um bilhete de cinco euros (ou quatro euros para maiores de 65 anos), havendo também bilhetes diários para grupos com mais de 10 crianças (oito euros), para famílias numerosas (20 euros) ou livre-trânsito individual para todo o mês (30 euros).

Pela vila decorrem ainda outras atividades gratuitas, como concertos, contos e workshops, roteiros turísticos aos presépios do concelho e às tradições do Pintar e Cantar dos Reis (na noite de 05 para 06 de janeiro), animações itinerantes e exposições.