Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Zé Pedro dá nome a um jardim de Lisboa

É a homenagem da Câmara de Lisboa ao guitarrista dos Xutos & Pontapés que morreu há seis anos.

Zé Pedro dá nome a um jardim de Lisboa

Zé Pedro, o eterno guitarrista e fundador dos Xutos & Pontapés, vai dar nome a um jardim da cidade de Lisboa. De acordo com a Lusa, em reunião privada, "o executivo municipal viabilizou, por unanimidade, a atribuição do topónimo 'Jardim Zé Pedro' ao Jardim à Rua General Silva Freire, nos Olivais", situado perto da casa onde vivia o músico. Zé Pedro faleceu a 30 de novembro de 2017, em Lisboa. O músico tinha 61 anos.   

No passado dia 22 de novembro, a Câmara de Lisboa aprovou ainda a atribuição dos topónimos 'Rua Madre Teresa de Calcutá', 'Rua Madalena Iglésias', 'Rua Celeste Rodrigues', 'Rua Fernanda Montemor', 'Rua Georgina Ribas' e 'Rua João Pedro Grácio', todos na zona de Braço de Prata.

Madalena Iglésias nasceu em Lisboa, em 24 de outubro de 1939, "foi figura de destaque no panorama do nacional-cançonetismo de Portugal nos anos 60 do Século XX", participou nos Festivais RTP da Canção em 1964, 1965, 1966 e 1969, "triunfando em 1966, com o icónico tema 'Ele e Ela'". Faleceu em 16 de janeiro de 2018, em Barcelona. Quanto a Celeste Rodrigues, que nasceu em 14 de março de 1923, no Fundão, e faleceu em 01 de agosto de 2018, em Lisboa, "distinguiu-se como cantora de fado, quer a nível nacional, quer internacional, numa carreira que se estendeu ao longo de sete décadas, registo de uma época de Lisboa em que o fado sobressaía como sendo essencialmente cultura e espelho de alma".

A autarquia decidiu ainda, unanimemente, prestar pesar pelo falecimento da cantora Sara Tavares, propondo "a atribuição, a título póstumo, da Medalha Municipal de Mérito Cultural à artista".

A cantora e compositora Sara Tavares morreu no passado dia 19 de novembro, aos 45 anos.