Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Prestação da casa pode aumentar mais de 100 euros em dezembro

É o menor aumento na prestação em mais de um ano.

Prestação da casa pode aumentar mais de 100 euros em dezembro
DR

A prestação da casa pode aumentar até 106 euros em dezembro, apesar da queda nas médias mensais das taxas Euribor.

Os cáculos são feitos pelo jornal online ECO, que sublinha, no entanto, que o aumento do próximo mês será o menor em mais de um ano.

Assim sendo, este é o cenário previsto para dezembro no caso de um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e um spread de 1%:

Euribor a três meses: a prestação que vai pagar nos próximos três meses irá subir para cerca de 802,7 euros, mais 17 euros (+2,2%) relativamente à prestação que pagava desde setembro;

Euribor a seis meses: a prestação que vai pagar nos próximos seis meses rondará os 811 euros, um aumento de cerca de 34,96 euros (+4,5%) em relação à prestação que pagava desde junho;

Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar nos próximos 12 meses irá subir para 807,7 euros, mais 106,4 euros (+15,2%) face à prestação que pagou no último ano.

A prestação da casa que as famílias pagam ao banco reflete a evolução das taxas Euribor. Tanto a taxa a seis meses como a 12 meses vão registar uma queda mensal em novembro, em resultado das expectativas do mercado em relação às taxas diretoras do Banco Central Europeu (BCE).

O BCE fez uma pausa nos aumentos das taxas em outubro e perspetiva-se que os juros possam aliviar no próximo ano. O Banco Central Europeu volta a reunir-se daqui a duas semanas.