Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Rui Maria Pêgo estreia-se como protagonista em peça da BBC Rádio sobre Fernando Pessoa

O locutor da Rádio Comercial vai estrear-se como protagonista na peça "All I Was When I Wasn't Anyone" da BBC Rádio 3.

Rui Maria Pêgo estreia-se como protagonista em peça da BBC Rádio sobre Fernando Pessoa
DR Emma Balch

A peça de teatro radiofónica sobre Fernando Pessoa e os seus heterónimos vai estrear já no próximo domingo, dia 10 de dezembro, na estação pública britânica BBC Rádio 3.

Rui Maria Pêgo terminou há cerca de um ano o Mestrado em Interpretação e teatro para Cinema, na Bristol Old Vic Theatre School, razão pela qual fez uma pausa nos microfones da Rádio Comercial para rumar até Inglaterra. Agora, apesar de já estar de volta a Portugal, a voz do também ator e apresentador vai dar vida ao heterónimo Ricardo Reis.

A peça, da autoria do poeta e dramaturgo galês Owen Sheers, decorre em 1935, ano da morte do poeta português, e coloca os três heterónimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis a discutir sobre o criador.

Apesar de as cenas serem imaginadas a decorrer em Lisboa, a produção britânica intitulada "All I Was When I Wasn't Anyone" foi gravada na cidade do Porto, com sons da rua, fado e um elenco local.

O poeta João Luís Barreto Guimarães, vencedor do Prémio Pessoa 2022, vai interpretar Fernando Pessoa nesta peça, onde participaram também Jaime Monsanto, Pedro Manana, Sofia Espírito Santo, Joana Brito Silva e Nuno Orrego.

 

 

A peça é descrita como uma "exploração divertida e lírica da imaginação literária, da perda, do amor, do sentimento e do contínuo puzzle existencial da identidade".

"Se pegares em qualquer antologia da poesia portuguesa do século XX vai encontrar os nomes Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Pessoa foi todos eles -- e mais. Quando morreu, era principalmente conhecido como crítico, mas na realidade foi o inventor de muitos poetas portugueses, a quem deu identidades inteiras, todas elas versões de si mesmo", recordou a BBC.

A estreia está marcada para 10 de dezembro, às 19:30, na BBC Radio 3.