Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Criança encontrada na berma da estrada regressou a casa com ajuda da pulseira da PSP

Pulseira "Estou Aqui" permitiu identificar a criança de 8 anos com elevado grau de autismo.

Criança encontrada na berma da estrada regressou a casa com ajuda da pulseira da PSP

Uma criança com autismo foi encontrada esta terça-feira a andar descalça na berma da estrada que liga Leiria à Marinha Grande. O menor regressou rapidamente a casa porque usava a pulseira "Estou Aqui" da PSP, que permitiu identificar a criança e contactar a família.

De acordo com a CNN, uma automobilista socorreu a criança de 8 anos que estava sozinha e a caminhar descalça, depois de ter saído de uma zona de diversão infantil. A PSP teve dificuldade em comunicar com o menor, que tem elevado grau de autismo, mas conseguiu uma rápida identificação e contacto com a família através da pulseira "Estou Aqui".

O "Estou Aqui! Crianças" é um programa exclusivo e pioneiro da PSP, criado em 2012 e que já atribuiu cerca de 500 000 pulseiras. O programa tem como principal objetivo agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família. Por exemplo, caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer adulto que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do n.º de emergência nacional (112), comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública, logo no imediato, promove todos os esforços para garantir a segurança da criança, e depois informa a família e assegura o reencontro familiar, como aconteceu neste caso.