Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Proteção Civil regista mais de mil ocorrências por causa do mau tempo

Sobretudo quedas de árvores, limpezas de via e quedas de estruturas, na Grande Lisboa, Setúbal, Oeste, Coimbra e Área Metropolitana do Porto.

Proteção Civil regista mais de mil ocorrências por causa do mau tempo
Lusa/Carlos Almeida
Portugal continental registou até às 07:30 de hoje 1023 ocorrências ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo quedas de árvores, limpezas de via e quedas de estruturas, contabiliza a  Proteção Civil.

José Rodrigues, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil destaca que as zonas mais afetadas foram a Grande Lisboa, Setúbal, Oeste, Coimbra e Área Metropolitana do Porto.

Esta madrugada e manhã, entre as 00:00 e as 07:30 tinham sido registadas 135 ocorrências em todo o continente. Não há registo de vítimas relacionadas com o mau tempo.

O responsável frisou ainda que são esperadas mais ocorrências nas próximas horas, lembrando os alertas e as recomendações já emitidas pela Proteção Civil.

Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA), a Proteção Civil alertou na segunda-feira para a possibilidade de vento, por vezes forte, nas terras altas e no litoral oeste com rajadas até 80 quilómetros por hora (km/h).

O IPMA previu chuva, por vezes forte e persistente, que podia ser de granizo e acompanhada de trovoada e agitação marítima forte com ondas de noroeste na costa ocidental, atingindo seis a sete metros a norte do Cabo Carvoeiro (altura máxima de 12 metros).

Para as terras altas, em especial do norte e do centro, as previsões apontaram para queda de neve, descendo a cota gradualmente para os 600/800 metros.