Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Professor universitário alerta que todos os japoneses podem ter o mesmo apelido em 2531

Lei de 1880 está a preocupar Hiroshi Yoshida, que divulgou um estudo no âmbito de um movimento civil para permitir que pessoas casadas possam usar apelidos diferentes.

Professor universitário alerta que todos os japoneses podem ter o mesmo apelido em 2531

Um professor japonês de Economia está preocupado com a hipótese de, em 2531, todos os japoneses partilharem um mesmo apelido: Sato.

Docente na Universidade de Tohoku, a preocupação de Hiroshi Yoshida nasce de uma lei de 1880 que ainda está em vigor no Japão e que determina que, num casamento, um dos cônjuges tem obrigatoriamente de passar a usar o apelido do outro. 

Neste momento, em 95% dos casamentos, é a mulher que muda de apelido para o do marido e Sato já é o apelido mais comum do Japão, apesar de só 1,5% da população o ter.

"Se toda a gente se chamar Sato, podemos ter de nos tratar pelo nosso primeiro nome ou por números", alertou o professor citado pelo The Guardian e vários meios de comunicação japoneses, que diz que esse "não seria um bom mundo para se viver".

O que este professor propõe é que a lei seja atualizada e as pessoas casadas possam usar apelidos diferentes entre si. Pelas contas de Yoshida, se houvesse essa alteração, no ano de 2531 só 8% das pessoas teriam Sato como apelido.

Os membros mais conservadores do partido que está no poder argumentam que mudar esta lei seria "sabotar" a unidade familiar e causaria confusão às crianças.