Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

China apaga contas de influencer por causa de histórial viral falsa

História dos livros perdidos do pequeno Qin Lang pôs a China à procura de um rapaz do primeiro ano que afinal não existia.

China apaga contas de influencer por causa de histórial viral falsa

A China fechou as contas nas redes sociais TikTok Douyin, Weibo e BiliBili de uma influencer com mais de 30 milhões de seguidores por causa de uma história que viralizou e que afinal era falsa.

A mulher apresenta-se como Thurman Maoibei e partilhou nas redes um vídeo de uma suposta viagem a Paris em que lhe teriam sido entregues livros de exercícios de um rapaz do primeiro ano que os teria perdido, escreve a BBC.

O vídeo viralizou e, por toda a China, começou a procurar-se o pequeno rapaz de tal forma que a história chegou aos órgão oficiais do Estado chinês e que houve vários meios de comunicação a ligar para escolas à procura do pequeno Qin Lang.

Uma semana depois, esta influencer ainda disse que tinha conseguido falar com os pais do rapaz e que lhes tinha devolvido os livros. Só que a história levantou tantas suspeitas que a polícia abriu uma investigação e descobriu que, na verdade, os livros tinham sido levados de propósito da China para Paris, pela equipa da influencer, só para fazer aquele vídeo.

Com isto, o ministério chinês da segurança pública classificou o caso como um "exemplo típico" da luta contra rumores online e fechou todas as contas da influencer, que já pediu desculpa.