Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

O abalo foi sentido às 06:35 locais (07:35 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a sul-sudoeste de Altares.

Sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

Um sismo com magnitude 2,4 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha Terceira, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Segundo o CIVISA, o abalo foi sentido às 06:35 locais (07:35 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a sul-sudoeste (SSW) de Altares, ilha Terceira.

"De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) em Serreta, Raminho, Altares e Biscoitos (concelho de Angra do Heroísmo)", referiu o CIVISA em comunicado.

O evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".

Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem e "os vidros e loiças chocam ou tilintam", podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger.