Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Ministério Público espanhol pede arquivamento de queixa contra mulher de Sánchez

Considera que a queixa por alegado tráfico de influências, que deu origem ao inquérito, não tem fundamento.

Ministério Público espanhol pede arquivamento de queixa contra mulher de Sánchez
EPA/Juan Carlos Hidalgo

O Ministério Público de Espanha pediu hoje o arquivamento do inquérito que envolve a mulher do primeiro-ministro do país, por considerar que a queixa que lhe deu origem não tem fundamento.

O anúncio da abertura deste "inquérito preliminar", na quarta-feira, por um tribunal de Madrid, levou o líder do Governo espanhol, Pedro Sánchez, a afirmar que pondera abandonar o cargo, prometendo uma declaração pública sobre o seu futuro na próxima segunda-feira.

A investigação judicial à mulher de Pedro Sánchez, Begoña Gómez, resulta de uma queixa por alegado tráfico de influências apresentada pela associação "Mãos Limpas", conotada com a extrema-direita espanhola.

A associação disse hoje que a queixa que apresentou no início deste mês se baseia em conteúdos de meios de comunicação digitais e comentários em programas de televisão.

Admitindo que as alegações podem ser falsas, a associação disse que a responsabilidade é dos meios que as publicaram e que, de qualquer forma, é para apurar a sua veracidade que deve servir a investigação judicial.