Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Morreu Pedro Freire. Trompetista da Orquestra Gulbenkian tinha 31 anos

"Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento inesperado do músico Pedro Freire" pode ler-se numa publicação nas redes sociais da Fundação Calouste Gulbenkian.

Morreu Pedro Freire. Trompetista da Orquestra Gulbenkian tinha 31 anos
Facebook Oficial Fundação Calouste Gulbenkian

Pedro Freire, de 31 anos, era trompetista da Orquestra Gulbenkian (Solista A Co-principal). Foi a própria Fundação Calouste Gulbenkian a dar a notícia da morte do músico nas redes sociais. 

"Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento inesperado do músico Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian (Solista A Co-principal). Enviamos aos seus familiares e amigos as mais sinceras condolências e dedicamos os concertos desta semana à sua memória", lê-se na publicação feita ontem, 14 de maio, pela fundação.

 

Pedro Freire tinha 11 anos quando ingressou no Conservatório Regional de Setúbal, onde "estudou com os professores José Augusto Carneiro e Vítor Pereira. De 2010 a 2013, continuou os seus estudos na classe de trompete do professor Filipe Coelho, na Escola Profissional de Música da Metropolitana", lê-na no site da Gulbenkian.  

"Em 2013, foi aceite na classe do professor Jeroen Berwaerts, na Hochschule für Musik, Theater und Medien Hannover, na Alemanha, onde concluiu com distinção, em 2022, os cursos de licenciatura e de mestrado. Durante esse período, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, da Deutschland Stipendium e do Gundlach Musikpreis", acrescenta a nota biográfica. "Durante os estudos em Hanôver, foi membro das orquestras Gustav Mahler Jugend Orchester, Lucerne Festival Academy e Schleswig-Holstein Musik Festival, entre outras. Entre 2017 e 2018, foi academista na Orquestra do Real Concertgebouw de Amesterdão, tendo a oportunidade de trabalhar com grandes músicos e maestros", lê-se ainda no texto. 

"De 2019 a 2022, trabalhou em Hamburgo como primeiro trompete na NDR Elbphilharmonie Orchester, sob a direção de maestros como Alan Gilbert, Klaus Mäkelä, Herbert Blomstedt ou Andris Nelsons, entre outros. Em 2023 foi contratado como primeiro trompete pela Orchester Bonn, na Alemanha. No mesmo ano ganhou a audição para Solista A co-principal da Orquestra Gulbenkian".