Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

NASA transmitiu em direto por engano áudio de simulacro de emergência médica com astronauta

O habitual silêncio do vídeo em direto da Estação Espacial Internacional foi interrompido pelo que seriam indicações de como ajudar alguém a fazer tratamento hiperbárico para combater um episódio de descompressão.

NASA transmitiu em direto por engano áudio de simulacro de emergência médica com astronauta
NASA/YouTube

A NASA transmitiu por engano, para todo o mundo, no vídeo em direto da Estação Espacial Internacional (EEI) no YouTube, o áudio de uma simulacro de emergência médica grave com um astronauta que estaria a entrar em descompressão.

Nos episódios de descompressão, o nitrogénio e outros gases no sangue formam bolhas, um fenómeno que pode ter consequências graves e levar até à morte. No áudio, transmitido ontem à noite, há referências a um "comandante" a sofrer um destes episódios e são dadas instruções para o colocar "novamente no fato e selá-lo para um tratamento hiperbárico".

As instruções continuam, conta o The Guardian: "Depois de selar, fechar o visor e pressurizar o fato, quero que lhe verifique o pulso novamente."

A voz que se ouve é identificada como a de um cirurgião de voo - um especialista em medicina aeroespacial -, que depois se confessa "preocupado com danos graves provocados pela descompressão" e acrescenta que "o prognóstico é relativamente ténue".

O episódio espalhou-se rapidamente pelas redes sociais e causou algum alarme entre quem seguia a transmissão em direto por descrever uma situação de perigo de vida.

A NASA teve então de vir a público garantir que estava tudo bem e que aquele áudio, além de ser apenas da simulação de uma emergência médica, tinha também entrado na transmissão por engano.

Aliás, acrescentou, os astronautas da EEI estavam até a dormir quando tudo isto aconteceu.