Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Nuno Gomes vê Portugal entre os favoritos para o Euro e espera Ronaldo com "pontaria afinada"

O ponta de lança que continua no top 10 de melhores marcadores de sempre de fases finais de Europeus vê na seleção nacional uma das favoritas à conquista do torneio e acredita que, depois de uma época com mais de 50 golos, o ataque de Portugal vai continuar entregue a Cristiano Ronaldo.

Nuno Gomes vê Portugal entre os favoritos para o Euro e espera Ronaldo com "pontaria afinada"
AP Photo/MTI, Imre Foeldi

Vestiu a camisola de Portugal pela primeira vez com 15 anos e, depois dessa, foram mais 142. Nuno Miguel Soares Ribeiro herdou o nome de guerra por causa do penteado que fazia lembrar o avançado portista: Nuno Gomes. Foi assim que ficou conhecido e assim deixou a sua marca na história do futebol, em Portugal e na Europa.

O seu nome está no top dos melhores marcadores em fases finais da história dos europeus. Nas 79 internacionalizações que conta pela Seleção A marcou 29 golos, seis deles em Euros. Lembra-se de todos, mas há dois que carrega no peito "com um carinho especial".

O primeiro foi no Euro 2000, foi o golo que deu a vitória a Portugal num jogo que considera "épico". Recorda aquela reviravolta contra a Inglaterra: "Estávamos a perder 2-0 e depois vencemos por 3-2 com esse golo, o terceiro golo a ser marcado por mim." Foram "três excelentes golos". Recorda "um golaço do Figo, outro golaço do João Pinto e depois eu consigo, na segunda parte, marcar o terceiro golo que nos dá a vitória". Outro golo especial foi em casa, em 2004: o golo da vitória contra Espanha que permitiu a Portugal "seguir em prova".

São momentos únicos, mas vestir a camisola das quinas, um sonho que guardava desde criança, foi sempre "um sentimento de grande orgulho e de grande emoção". O mesmo sentimento terão, por estes dias, os 26 eleitos de Roberto Martínez, recém-chegados à Alemanha para defender as cores da seleção no Euro 2024.

"Estou com grandes expectativas", adianta, "nós temos uma grande seleção, composta por grandes jogadores e, portanto, estou com esperança de que as coisas corram bem... E é sempre difícil prever quem é que irá ganhar, porque olhando para aquilo que são as seleções presentes há vários candidatos, na minha opinião. E eu incluo, como é óbvio, Portugal nesse lote, porque Portugal realmente tem uma grande seleção."

Começa por lembrar que há muita qualidade e que França e Inglaterra estão "na pole position" para chegar longe. Mas o internacional português acrescenta que há outras equipas com muita qualidade. "Espanha, a própria Itália, Países Baixos e, se calhar, a Dinamarca pode ser uma dessas surpresas, ou uma das equipas que se calhar não estamos a contar tanto que possa que possa vencer e que pode chegar longe. A própria Croácia, que tem uma excelente equipa, e depois também a Alemanha, que joga em casa. E já falei de muitas, portanto dá para perceber qual é a dificuldade de vencer um europeu."

Nuno Gomes - Seleções Favoritas ao Euro2024

Mas Gomes confia em Portugal e nas soluções que a seleção lusa apresenta, especialmente para o ataque, onde há "excelentes" e "várias soluções ao dispor do mister Roberto Martínez". Acredita que Portugal vá jogar com Cristiano Ronaldo na frente, porque "apesar de ser na Arábia, como toda a gente diz, fez uma época cheia de golos". O mais recente jogo da seleção, frente à Irlanda, foi espelho disso: "Fez mais dois golos e foram dois golos que não são para todos". Diz o antigo goleador luso que golos como esses estão ao alcance de poucos, mas Ronaldo faz parte desse lote e parte "bem, motivado". 

Nuno Gomes - Portugal com golo

"Acredito que vá jogar e espero que tenha também a pontaria afinada para nos ajudar a vencer os jogos", deseja. Depois, tudo dependerá das escolhas para acompanhar o capitão: "Pode ser João Félix, pode ser Diogo Jota, pode ser Rafael Leão... Temos o Gonçalo Ramos também que pode jogar na posição de avançado centro e que tem sido também uma excelente alternativa." Alternativas não faltam e acrescenta até, em tom de brincadeira, que tanta escolha pode muito bem ser "uma dor de cabeça para o treinador".

Teresa Mota - Peça Nuno Gomes

 

Mas o ponta de lança sabe que ganhar um europeu não é tarefa fácil quando há seleções com o nível de Inglaterra, Espanha, ou a anfitriã Alemanha entre as favoritas. Nuno Gomes até gostava que Portugal encontrasse outra velha conhecida na final. Confessa que gostava de ver Portugal a defrontar França "outra vez na final e ganhar, como é óbvio".