Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Próximos vinis de Coldplay feitos de garrafas de plástico recicladas

Fabrico de cópias do novo álbum "Moon Music" é exemplo de economia sustentável.

Próximos vinis de Coldplay feitos de garrafas de plástico recicladas
Coldplay no Estádio Cidade de Coimbra, maio de 2023Rúben Viegas

Os Coldplay voltam a apostar na economia sustentável, desta vez para fazer o fabrico em vinil a partir de garrafas de plástico reutilizadas, para o seu próximo álbum, "Moon Music", a ser editado a 4 de outubro.

Segundo avança o jornal The Guardian, cada cópia de vinil de “Moon Music” com 140 gramas de peso implica o aproveitamento de nove garrafas de plástico.

Este fabrico modelado no lixo de plásticos prevê uma redução das emissões de carbono em 85%, quando comparadas com o impacto ambiental de fabrico convencional de vinil. Este fabrico de vinil a partir de plástico reciclado para “Moon Music” permite prevenir o recurso a 25 toneladas de plástico virgem. 

Esta edição em vinil a partir do lixo de plástico provém da parceria com a Ocean Cleanup, empresa ambiental de extração de poluição de plásticos nos rios e oceanos. A matéria em vinil translúcido do novo álbum dos Coldplay é possível graças à interceção e remoção do plástico encontrado no rio Las Vacas, na Guatemala, na América Central, impedindo que esse lixo desaguasse no Golfo das Honduras e no Oceano Atlântico.

Desde 2021 que os Coldplay colaboram com a Ocean Cleanup. A banda de Chris Martin tem tido a preocupação com a sustentabilidade de várias formas, incluindo no modo como tem cumprido a longa e ainda atual digressão mundial “Music of the Spheres”, evitando sempre que possível as viagens aéreas e fazendo uso de novas energias renováveis, como o aproveitamento da energia da multidão para as “pistas de dança cinéticas” em palco.

O primeiro single de avanço do 10 º álbum dos Coldplay, “Moon Music”, 'Feels Like I'm Falling in Love', é publicado já na próxima sexta-feira, dia 21. O vídeo de 'Feels Like I'm Falling in Love' foi filmado no anfiteatro da Grécia Antiga, o Odeão de Herodes Ático, na colina da Acrópole de Atenas.