Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Campanha promove segurança de trabalhadores nas autoestradas

Portugal adere este ano com cinco áreas de serviço de concessionárias associadas da APCAP.

Campanha promove segurança de trabalhadores nas autoestradas
ASCENDI

Começa esta quinta-feira, dia 20 de junho, a segunda edição da campanha S(he) Works I Care, dedicada à segurança rodoviária das pessoas que trabalham nas autoestradas (AE).

A campanha é promovida em vários países pela ASECAP, a associação europeia de concessionários, de que a APCAP - Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens faz parte.

Portugal adere este ano com cinco áreas de serviço de concessionárias associadas da APCAP, onde vão existir tendas com informação e atividades para automobilistas e profissionais, numa maneira de juntar quem trabalha nas autoestradas e condutores, tornando-os mais conscientes dos riscos existentes em determinados contextos.

Os profissionais das AE protegem diariamente os seus utilizadores, mas muitas vezes não são vistos. São agentes, patrulheiros públicos ou de empresas concessionárias, polícias, bombeiros, serviços de emergência ou reboques que todos os dias arriscam a vida nas estradas.

Embora presentes para garantir a segurança dos condutores, as suas vidas são muitas vezes colocadas em risco por condutores que não estão concentrados na condução ou que demostram pouco respeito pelo Código da Estrada.

Todos os dias, estes profissionais observam comportamentos perigosos: sonolência, desatenção ao volante, desrespeito pelas distâncias de segurança, pelas velocidades autorizadas ou até pelo corredor de segurança.

Este ano, os patrulheiros vão uma vez mais partilhar as suas experiências, informando sobre as dificuldades com que se deparam diariamente e relembrando a importância da vigilância e do respeito pelo Código da Estrada.

Os condutores podem participar numa vasta gama de workshops e simulações para ilustrar, na prática, os riscos que os profissionais enfrentam diariamente para garantir a segurança de todos os condutores nas estradas. 

A campanha de sensibilização assume uma dimensão europeia apoiada por toda a rede gerida pelos membros da ASECAP.