Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Imagine Dragons defendem concertos em Israel e no Azerbeijão

Vocalista Dan Reynolds resiste às críticas de Serj Tankian, dos System of a Down.

Imagine Dragons defendem concertos em Israel e no Azerbeijão
Rúben Viegas (www.checksound.pt)

Em entrevista à Rolling Stone, o vocalista Dan Reynolds justificou as razões pelas quais os Imagine Dragons tocam em países como Israel e o Azerbeijão. “Não acredito que se deva privar fãs os nossos que nos querem ver a tocar, por causa dos seus líderes e dos seus governos. Penso que essa é uma 'ladeira muito escorregadia'. Penso que a partir do segundo em que começarmos a fazer isso, [pondo a hipótese] de que há líderes corruptos e belicistas em todo o mundo, onde é que se estabelece a fronteira?”, questiona o cantor norte-americano.

O vocalista dos System of a Down, Serj Tankian, que tem sido um ativista contra os governos de Israel e do Azerbeijão, fez duras críticas contra os Imagine Dragons, depois destes não terem aderido à campanha do rocker de origem arménia para que boicotassem esses dois países do seu circuito ao vivo. Os Imagine Dragons tocaram mesmo na capital do Azerbeijão, Baku, a 2 de setembro de 2023, no mesmo ano em que atuaram também em Telavive. “Não sei o que dizer sobre esses artistas. Não os respeito como seres humanos. Que se lixe a sua arte, não podem ser boas pessoas”, afirmou Tankian em entrevista à publicação Stereogum.

Confrontado com as críticas de Tankian na entrevista à Rolling Stone, Dan Reynolds limitou-se a repetir os mesmos argumentos de forma mais telegráfica. 

O cantor dos Imagine Dragons falou também do seu abandono recente da igreja mórmon, um culto cristão enraizado nos Estados Unidos. Com base numa das canções do novo álbum da banda, “Loom”, ‘God’s Don’t Pray’, Dan Reynolds explica a sua recente decisão: “sempre senti que tinha algo pelo qual eu tinha que ser perdoado, com a preocupação se Deus perdoar-me-ia. Por causa disso, lutei sempre com o meu amor próprio. Portanto, mais tarde na minha vida tive que aprender que esse não é um bom conceito para mim e que não era saudável. Tive que ouvir a minha própria voz e a ser o meu próprio Deus, ou pelo menos a encontrar Deus em mim mesmo ou, de alguma maneira, no universo".

Dan Reynolds recusou comentar a misteriosa ausência do baterista Daniel Platzman dos trabalhos da banda. Platzman não fez parte da gravação do álbum "Loom" e não irá para a estrada com os Imagine Dragons. O baterista original Andrew Tolman volta a sentar-se no banco da bateria dos Imagine Dragons, mas apenas na qualidade de músico ao vivo.

Além dos Imagine Dragons, os Radiohead e Nick Cave & The Bad Seeds fazem parte do restrito grupo de artistas que se recusa a boicotar Israel do seu itinerário ao vivo. A atual situação na Faixa de Gaza aumentou ainda mais o criticismo por parte dos músicos. Brian Eno e Roger Waters têm sido dos músicos que há mais tempo têm instigado o boicote cultural a Israel, por causa da ocupação de território palestiniano com colonatos.