Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Trump avança para a construção do muro na fronteira com o México

O documento será assinado esta quarta-feira pelo presidente norte-americano.

Trump avança para a construção do muro na fronteira com o México
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América, assina esta quarta-feira o decreto que autoriza a construção do muro na fronteira com México. 

O objectivo é proibir a entrada irregular de imigrantes em território americano. 

Esta medida foi um dos principais focos da campanha do agora presidente. Nos comícios repetiam-se as vozes que aprovavam a construção do muro, "Construa o muro, construa o muro... E o México pagará!". Trump chegou mesmo a afirmar que os imigrantes sem documentos eram "violadores" e que iria ser o México a pagar os custos da infra-estrutura. 

Neste momento, já foi esclarecido que, numa primeira fase, serão os contribuintes norte-americanos a assumir o investimento e só numa fase posterior os mexicanos. 

A fronteira com o México tem mais de 3 200 quilómetros e apenas 1 000 já tem o muro construído. Segundo um relatório oficial de 2009 o custo médio por 1,6 quilómetro seria de 3.98 milhões de dólares - aproximadamente 3.7 milhões de euros. 

O presidente anunciou na noite desta terça-feira, através do twitter, a assinatura deste decreto.
 
Para além da construção do muro, Trump irá assinar uma série de ordens executivas que limitam a imigração. Segundo fonte da agência Reuters, a restrição abrange a imigração proveniente da Síria, e de outros seis países do Médio Oriente e da África. 

Esta quarta-feira, Donald Trump assina também o projecto rejeitado por Obama, de dois controversos oleodutos, o Keystone e o Dakota Acesse Pipeline. O primeiro entre os Estados Unidos e o Canadá e o segundo no centro-oeste do território americano.