Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Açores: Sismos menos frequentes e mais fracos

Continua a tendência decrescente da crise sísmica na parte central da ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores.

Açores: Sismos menos frequentes e mais fracos

A atividade sísmica na parte central de São Miguel, nos Açores, continua ligeiramente acima dos valores de referência, mantendo uma tendência decrescente, pontualmente perturbada por alguns picos de maior libertação de energia, anunciou hoje a Proteção Civil.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) refere que segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), entre as 00h00 e as 08h00 locais (mais uma hora em Lisboa) de hoje foram registados apenas alguns eventos de magnitude inferior a 3 na escala de Richter, não havendo notícia de qualquer evento sentido esta terça-feira.

"A atividade sísmica na parte central da ilha de S. Miguel, mais concretamente entre as lagoas do Fogo e do Congro, continua ligeiramente acima dos valores de referência, mantendo uma tendência decrescente, pontualmente perturbada por alguns picos de maior libertação de energia", refere o comunicado divulgado hoje de manhã.

A Proteção Civil açoriana adianta ainda que o último evento sentido foi registado às 19h27 locais (mais uma hora em Lisboa) de segunda-feira, com uma intensidade máxima II/III na escala de Mercalli Modificada na freguesia das Furnas.

Desde as 23h47 de domingo foram registadas várias centenas de microssismos com epicentro entre as lagoas do Fogo e das Furnas, na sua maioria de magnitude inferior a 3 na escala de Richter.

O SRPCBA em conjunto com o CIVISA referem ainda que continuam a acompanhar o evoluir da situação.