Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Estónia com transportes públicos gratuitos para sempre

País da zona do Báltico será o primeiro do mundo a ter um sistema de transportes públicos sem custos para toda a população.

Estónia com transportes públicos gratuitos para sempre

Comboio, autocarro, metro. Transportes que, em alternativa ao carro, usamos durante o dia a dia para chegar ao trabalho, às aulas, ou a um encontro com amigos.

No entanto usar estes meios alternativos tem um custo na hora de comprar o bilhete, algo a que já estamos habituados com a Estónia a querer agora mudar esta realidade e em breve poderá disponibilizar transportes públicos gratuitos em todo o país. 

O teste a esta ideia está a ser feito na capital do país, Tallin, e de acordo com os responsáveis não poderia estar a correr melhor. 

Allan Akaüla, responsável pelos Assuntos Europeus da Estónia, afirma que em Tallin o uso de transportes públicos sem custos "reduziu o número de carros na cidade", ajudando a que as pessoas se sentissem mais à vontade para ir a "restaurantes, bares ou cinemas". 

Para se ter acesso, na capital da Estónia, a uma viagem de comboio, autocarro ou metro sem qualquer despesa é necessário ser residente permanente na cidade e comprar um pequeno cartão, apenas uma vez, que custa dois euros. 

Allan Akaüla considera que o "futuro" das cidades europeias passa por menos carros e pelo acesso gratuito a meios de transporte coletivos.