Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Músicas adotadas pelo futebol

'We Are the Champions' dos Queen e 'Seven Nation Army' dos White Stripes vivem em cânticos de futebol. Mas há muitos mais.

Músicas adotadas pelo futebol

A propósito do Mundial e da ligação entre futebol e música - ler os artigos de ontem e anteontem sobre as filiações clubísticas de músicos nacionais e internacionais - fazemos hoje um levantamento de canções que foram adotadas pelo mundo de futebol, apesar do berço noutro habitat.

É o caso de 'You'll Never Walk Alone', música composta pela dupla de musicais Rodgers e Hammerstein em 1945, que numa das suas muitas vidas conheceu uma versão dos contemporâneos e conterrâneos dos Beatles, os cidadãos da cidade de Liverpool Gerry and the Pacemakers em 1963, que caiu no goto do fervoroso público do Liverpool FC. A homenagem daquele coro afinado de milhares vozes no estádio de Anfield tornou-se um ritual incondicional no início e no final dos jogos, ganhassem os Reds ou não. 'You'll Never Walk Alone' tornou-se um lema do clube, cujo eco se propagou a outros clubes, nomeadamente os também leais adeptos do Celtic, e a nações de outras línguas.

 

O tema de fecho de concertos dos Queen, 'We Are the Champions', aninhou-se nas colunas dos recintos desportivos como banda sonora de campeões e vencedores de taças há décadas. Não é um tema oficial de celebração mas quase. Portugal também não é exceção, onde a voz de Freddie Mercury é também omipresente nos grandes festejos clubísticos. O ritmo imposto pela bateria de Roger Taylor noutro clássico dos Queen, 'We Will Rock You', ouve-se em muitos tambores por estádios fora. Os Queen sempre se deram bem em estádios...


'Seven Nation Army' da dupla blues-rocker White Stripes é um clássico nos festejos de golos, incluindo na liga portuguesa. O riff rítmico da guitarra de Jack White, confundido com o de um baixo mais amplificado, cola-se aos ouvidos e, pelos vistos, às cordas vocais dos milhares de adeptos aos pulos nas bancadas. O tema dos White Stripes, publicado em 2003, já andava a ser cantado nalguns estádios belgas, mas foram os festejos dos jogadores da seleção italiana como tetracampeã do mundo de futebol em 2006 que puseram todo o povo italiano a cantarolar o arranque instrumental de 'Seven Nation Army'. E depois a coisa pegou em todo o mundo.


 
A popularidade da versão d''A Minha Casinha' pelos Xutos & Pontapés vai ecoando há muitos anos à volta dos campos de futebol, em cânticos de claques, nas colunas sonoras dos estádios (incluindo no Santiago Barnabéu quando Cristiano Ronaldo foi apresentado como aquisição do Real Madrid em 2009) e nos festejos da seleção portuguesa campeã europeia em 2016 - o que muito comoveu o já saudoso Zé Pedro.

 

O Sporting nos últimos anos tem tentado criar o seu 'You'll Never Walk Alone', através de uma versão em português do clássico popularizado por Frank Sinatra, 'My Way'. Os sportinguistas unem-se todos no Estádio de Alvalade quando toca a canção antes de cada jogo. "Farei o que puder pelo meu Sporting", cantam os leoninos com toda a alma. Com aquele alento, a equipa entra já a ganhar.
 


Ideia parecida teve o Vitória Sport Clube, em Guimarães, quando adaptou 'We Are Sailing' de Rod Stewart para 'Sou Vitória', a versão que faz levantar milhares de cachecóis alvi-negros no Estádio D. Afonso Henriques antes de cada partida. O tema já é um cântico futebolístico desde os anos 70 nos estádios britânicos, incluindo entre os adeptos do Celtic, o clube de coração de Rod Stewart.

 

Tal como 'Seven Nation Army', 'Song 2' dos Blur faz-se ouvir no momento de euforia de um golo em muitos campos. É o que tem acontecido no estádio do Sporting de Braga ou noutros recintos, como o muito apoiado St. Pauli, na Alemanha, apesar de estar afastado há vários anos da primeira divisão.


 
O êxito disco-sound 'Go West' dos Village People, de 1979, passou a ser muito cantado nos estádios de futebol em 1993, na ressaca a quente de uma famosa versão dos Pet Shop Boys. A moda do cântico pegou na Bundesliga e rapidamente se espalhou aos outros países, entre os quais o nosso. Ainda hoje, 'Go West' não se desapegou das bancadas.

 

'La Donna è Mobile' é uma famosa ária de Giuseppe Verdi da ópera Rigoletto. Estreada nos teatros emblemáticos de Itália no século XIX, a canção tem no século XXI uma vida curiosa nos estádios ingleses, que serve para todo o tipo de derivações. Os adeptos do Chelsea bem o cantaram em homenagem ao seu mister José Mourinho.

 

A canção cubana mais famosa de sempre, 'Guantanamera', tem uma universalidade que cai que nem ginja nos ambientes futebolísticos, recorrentemente adaptada nos contextos de quem os canta, e na língua respetiva.

 

'Sloop John B' dos Beach Boys, 'Just Can't Get Enough' dos Beach Boys, 'Thunderstruck' dos AC/DC, 'Can't Help Falling in Love' (eternizado por Elvis Presley), 'Delilah' de Tom Jones ou 'Three Little Birds' de Bob Marley são outros temas que animam partidas de futebol e que poderiam fazer parte da lista de dez músicas escolhidas acima... Tal como o êxito dos anos 90, 'Filhos da Nação', dos folk-rockers Quinta do Bill, que se coloriu de azul-e-branco numa versão portista 'Filhos do Dragão' nascida nas bancadas do antigo Estádio das Antas e que tomou depois uma gravação de estúdio que passa hoje nas colunas do Estádio do Dragão.